No dia 24 de junho assinala-se o ‘Dia Um de Portugal’

Recriação | ‘Feira Afonsina’ atrai centenas de milhares de visitantes a Guimarães

Recriação | ‘Feira Afonsina’ atrai centenas de milhares de visitantes a Guimarães

Pub

 

 

A “Feira Afonsina“, em Guimarães, afirma-se como um evento de marca no calendário anual dos vimaranenses e não só, face a atração estimada do elevado número de pessoas na zona norte do país e até da Galiza. A Câmara Municipal pretende cimentar a posição da Feira Afonsina como o evento nacional de recriação mais comprometido com a qualidade dos seus conteúdos, a maior exatidão possível e a melhor experiência para quem visita Guimarães.

 

O tema definido para a edição deste ano é “Egas Moniz – o Aio” e na programação o destaque vai para os espetáculos a serem exibidos nos dias 21, 22 e 23 de junho, sempre às 22h00, no Campo de S. Mamede.

Na encosta do Castelo de Guimarães, será recriada a Aldeia como epicentro do comércio, com o povo a fazer negócios e vender o seu produto na Praça. O programa é extenso e contempla ainda o albergue dos romeiros de S. Tiago, as Hortas, Campo Militar, Jardim dos Infantes e o Mercado, onde se complementa com a Zona de Iguarias e Zona de Mercadores.

Está definido ainda a área de atividades para o público, onde será possível participar num conjunto de atividades desenvolvidas como experiências pedagógicas e diferenciadoras. No Jardim do Carmo estará a zona pensada para um público alvo familiar, com um conjunto de ações que pretende contextualizar os mais novos com as histórias do evento. Igualmente de uma forma pedagógica, mas divertida, os mais pequenos serão envoltos numa história que lhes explicará o enquadramento do evento. Poderão também usufruir de uma série de oficinas onde poderão construir, montar ou colorir uma pequena lembrança da Feira Afonsina.

Com entrada livre, o horário da Feira Afonsina é o seguinte:

21 de junho, sexta-feira: 18h00 – 01h00

22 de junho, sábado: 11h00 – 01h00

23 de junho, domingo: 11h00 – 01h00

24 de junho, segunda-feira: 11h00 – 22h00

Feira Afonsina – Programa 2019

24 de junho, Dia Um de Portugal

Por seu turno, o programa das comemorações do 24 de Junho terá como momento alto a Sessão Solene, alusiva às comemorações do feriado municipal no qual se celebra a Batalha de São Mamede, travada em Guimarães em 1128, naquele que é considerado pela autarquia como ‘Dia Um de Portugal’.

Para assinalar a data, entre outras, decorre mais uma edição do Passeio de Bicicleta, “Dia Um de Portugal”, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Câmara Municipal, bem como a apresentação do livro “Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo”, no Paço dos Duques de Bragança, seguindo-se a Sessão Solene do 24 de Junho e aposição de medalhas honoríficas, a partir das 18h00. Esta cerimónia está programada para o Largo da Oliveira, mas em caso de condições climatéricas adversas será transferida para o Salão Nobre do Paço dos Duques de Bragança.

A inauguração do Adarve da Muralha, que irá tornar visitável de forma pedonal o adarve do tramo da Muralha, existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio, está agendada para domingo, 30 de junho, às 11h00.

 

Imagens: Município de Guimarães

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, LifeStyle

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.