“Anda comigo ver o mar…”
Livros | Ana Paula Mateus dá a conhecer a inquietude de ‘Toda a água que nos une’

Pub
No próximo dia 21 de junho, pelas 21h30, a Biblioteca Diana Bar, na Póvoa de Varzim, vai ser o palco para o lançamento do livro “Toda a água que nos une“, de Ana Paula Mateus, vencedor do Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha no Correntes d’Escritas 2019: “Um pianista. Uma escritora. A história de um amor improvável na cidade onde é bom viver.”
“É sábado e digo-te Anda comigo ver o mar, que é a única coisa que conheço tão revolta como o meu coração. Anda comigo ver o mar, porque hoje é um sábado desigual, – não um sábado a mais nas nossas vidas, mas um sábado a menos. Anda comigo ver o mar, que atira as vagas enormes do seu corpo líquido contra os rochedos até que se desfaçam em espuma, sem um queixume – como eu. Anda comigo ver os azuis do mar em todos os entardeceres de veludo que ainda nos faltam e escuta com as mãos entre as minhas a canção das ondas – selvagem, sofrida, serena e silenciosa. Como eu. É sábado e quero ir contigo ver o mar salgado que sempre me espanta, tão igual ao meu coração…
É sábado e eu pergunto aos teus olhos: Quem te disse que o mar é gelado…?”, em De Profundis.
Apaixonada pela leitura e pela escrita, são as inquietudes a que Ana Paula Mateus tenta dar voz que motivam o seu trabalho literário.
Nascida em 16 de Julho de 1964, na Póvoa de Varzim, é professora na Escola Secundária Eça de Queiroz, Ana Paula Mateus é Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade do Minho e com Mestrado em Teoria da Literatura, na variante de Literaturas Lusófonas, exerce funções docentes na Escola Secundária Eça de Queirós. Possui também uma Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Foi aos seus alunos que, no momento da atribuição, a vencedora dedicou o seu prémio revelando que diariamente os provoca e convoca para a escrita.
Foi também cronista do jornal de âmbito local “O Comércio da Póvoa de Varzim”, colaborou em diversas coletâneas e antologias literárias e, além da produção, dedica-se à revisão de textos literários.
Entre os primeiros passos no seu caminho para a escrita, encontram-se a criação, em 2007, do blogue De Profundis que terá sido o primeiro passo para a certeza da escrita e, em 2009, a conquista do 1º Prémio, com o poema Um Punhado de Palavras , na categoria “Docentes”, no concurso literário Dar Voz à Poesia, da FPCEUP, aberto a autores de origem dos países lusófonos.
Mais tarde, Sete Estórias do Vento Salgado, a sua primeira publicação em prosa, é a obra vencedora do 1º Prémio do Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas em Fevereiro de 2011.
Em 2015, publica O Guardião do Silêncio com a chancela da editora Poética Edições.
Imagens: (0) Município da Póvoa de Varzim, (1) De Profundis, (2) Ana Paula Mateus
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Intervenção preserva originalidade do espaço histórico situado na rua do Souto
Reabilitação do Salão Egípcio preserva memória da cidade de Braga

Espetáculos ‘Canto Luso’ contam com a presença de Daniel Pereira Cristo, Augusto Canário, Camané e Mário Laginha e dos barcelenses Amigo Loureiro e Coro da Câmara
Barcelos celebra 93 anos de elevação a Cidade

Deambulação realista mas também expressionista de personagens marginais, esquecidos pela liberdade e pela democracia
‘Cavalo Dinheiro’ de Pedro Costa, viagem por espaços físicos e mentais

Presidentes de Câmara do Norte de Portugal e da Galiza reuniram-se com a Junta da Galiza
Autarcas do Eixo Atlântico prometem valorizar o legado galaico-romano

‘Caminhar e Pedalar em Segurança’ n’ ‘Uma cidade para todos’
Viver | Semana Europeia da Mobilidade assinalada com dezenas de iniciativas em Santo Tirso
Comente este artigo
Only registered users can comment.