A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Sol do Ave, apresentou esta sexta-feira, 24 de maio, no Museu Alberto Sampaio, o Projeto TDI – Território Desenvolvido e Intercultural – no âmbito da candidatura ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
O TDI é um projeto de mediadores municipais e interculturais junto das comunidades ciganas e migrantes do Concelho de Guimarães, em curso de 2019 a 20121. Prevê o desenvolvimento de diversas ações em diferentes dimensões da vida destas comunidades favoráveis à sua integração, desde a mediação escolar, a promoção da sua empregabilidade, compromisso com a saúde, a organização associativa e participação cívica.
Na sessão, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou o impacto que pode advir da eficiente implementação deste projeto. “Parecendo um projeto local para o território de Guimarães, poderá ter grande incidência na Europa e no Mundo”. Domingos Bragança explicou que “caso este projeto seja bem implementado, Guimarães poderá ser um exemplo e dar a conhecer à Europa e ao Mundo como conseguimos integrar de forma exemplar as comunidades ciganas e migrantes”, considerando que “este é um grande problema político por não terem sido dadas as respostas certas”. O Presidente da autarquia vimaranense salientou “o direito à dignidade e respeito à diferença”, sublinhando que “a Europa necessita de exemplos como estes que estamos a implementar no território de Guimarães”.
A sessão de apresentação do TDI realizada no Museu Alberto Sampaio contou ainda com as presenças da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, da representante do Alto Comissariado para as Migrações, Cristina Rodrigues, e ainda Marta Coutada e Mafalda Cabral, da Sol do Ave.
O projeto TDI contempla ainda a organização de um mercado intercultural e a criação de uma Rede para a Interculturalidade que pretende mobilizar a comunidade institucional no aprofundamento do diálogo intercultural entre estas e a restante comunidade vimaranense, contribuindo para a desconstrução de estereótipos e para a valorização da diversidade cultural.
“Singular do Plural: 20 – profissões, pessoas, ciganos e ciganas”
De 24 de maio a 20 de junho, relacionada com com a temática da integração social, no Museu Alberto Sampaio poder-se-á visitar a mostra fotográfica promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza que visa influenciar, de forma positiva, a imagem social preconceituosa sobre as comunidades ciganas na sociedade, deste modo contribuindo para um melhor conhecimento sobre as mesmas e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Trata-se de uma mostra fotográfica constituída por um total de 40 retratos fotográficos com rostos de pessoas que são consideradas de “referência” na sociedade, nomeadamente a atriz Maria Gil. Esta exposição insere-se no projeto “Singular do Plural: 20 – profissões, pessoas, ciganos e ciganas”, promovido pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Sol do Ave.
Imagens: Município de Guimarães
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*