Projeto: ‘Ciclismo vai à Escola’

Circular | Santo Tirso promove passeio ciclista de famílias no Dia Mundial da Criança

Circular | Santo Tirso promove passeio ciclista de famílias no Dia Mundial da Criança

Pub

 

 

Em Santo Tirso, o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, será assinalado com um passeio de bicicleta para pais e filhos, numa iniciativa que envolve o programa o “Ciclismo vai à escola”, ultrapassando assim, os portões dos estabelecimentos de ensino.

 

 

A manhã de 1 de junho será passada entre bicicletas com um conjunto de iniciativas que promovem a sua utilização, por um lado, como meio de transporte, fomentando o uso das ciclovias e a adoção da mobilidade suave e, por outro, incentivam a prática de exercício físico como forma de diminuir o sedentarismo e a obesidade infantil.

Depois do sucesso que tem sido o projeto do “Ciclismo vai à Escola”, que tem durante todo o ano letivo ensinado centenas de alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico a andar de bicicleta, o objetivo, como explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “é promover o uso da bicicleta junto de toda a comunidade”.

O projeto ‘Ciclismo vai à Escola‘ é desenvolvido nos estabelecimentos de ensino em dois diferentes níveis: elementar, destinado aos alunos do 1º Ciclo, e avançado, destinado aos alunos do 3º Ciclo.

Assim, de entre os objetivos deste projeto, em relação ao seu nível elementar devem ser referidos o domínio da bicicleta em perímetro delimitado e seguro, neste caso a escola, adquirir competências como montar e desmontar, desenvolver o equilíbrio (a baixa e alta velocidade, a pedalar e sem pedalar), usar mudanças de velocidade, desacelerar, travar, derrapar, contornar, evitar, ultrapassar obstáculos, acelerar, rolar e ser ainda capaz de adaptar a altura do selim à sua estatura, desenvolvendo a autonomia de cada criança.

Por outro lado, no nível avançado, pretende-se que os jovens sejam capazes de ter domínio da bicicleta em contexto urbano, isto é, na via pública, adquirindo competências que permitam responder
positivamente a desafios que se apresentam em diversas situações, interiorizando comportamentos de defesa na circulação na via pública e em vias cicláveis, e compreendendo e aplicando as regras e sinais de trânsito.

O ponto de encontro do ‘Passeio de bicicleta para toda a família‘ está marcado para as 9h00 na Praça 25 de Abril e a manhã será recheada de atividades até às 12h30. Estão previstas duas gincanas com 30 bicicletas disponíveis para utilização, assim como técnicos devidamente formados para prestar auxílio.

O passeio, que irá colocar pais e filhos lado a lado num trajeto com pouco mais de dois quilómetros, tem saída da Câmara Municipal tirsense e passagem por alguns dos pontos centrais da cidade como a Avenida Sousa Cruz, a Rua das Rãs e a Rua dos Carvalhais.

Para além disso, está ainda prevista uma exibição de trial bike que vai deixar os fãs de acrobacias deliciados, bem como uma exposição de equipamentos profissionais que dará a conhecer todos os detalhes do autocarro da equipa e das bicicletas das equipas profissionais W52-FC Porto e Radio Popular-Boavista.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Santo Tirso, resulta de uma parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Proxima Nature Adventures.

 

Imagens: (0) Proxima (1) Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.