A Horticultura Terapêutica é um tipo de terapia bastante eficaz, cuja prática se tem vindo a alastrar por vários países.
Esta área da terapia, representa o culminar das mudanças e impactos sociais com a agricultura sustentável.
É uma combinação entre o Meio Social, Familiar, Educacional e a Natureza, unificando-os como um só, independentemente de idade, género, condição física ou mental.
A Horticultura Terapêutica, terapia eficaz e bastante ampla no seu espetro, engloba vários tipos de atividades e infraestruturas, entre as quais:
- A criação de hortas terapêuticas para fazer tratamentos com pacientes hospitalizados;
- Jardins sensoriais, com o intuito de ajudar pessoas com problemas de desenvolvimento;
- Terapia de reabilitação, para melhorar as capacidades de socialização; e
- Terapia ocupacional, com diversos objetivos, entre os quais, estabelecer uma rotina em pacientes internados, para melhorar as capacidades motoras dos mesmos.
A Horticultura Terapêutica tem demonstrado ótimos resultados, quando praticada com idosos e crianças, pessoas com algum tipo de condição psicológica e pessoas com mobilidade reduzida.
Este tipo de terapia, também é muito eficaz, quando praticada por adultos e crianças que não se consigam comunicar, entre outros.
O que é jardim terapêutico?
Um jardim terapêutico, de acordo com a American Horticultural Therapy Association, é “um ambiente dominado por plantas propositadamente projetado para facilitar a interação com os elementos curativos da natureza. As interações podem ser passivas ou ativas dependendo do projeto do jardim e das necessidades dos usuários. ”
São notáveis os benefícios de trabalhar num meio rodeado pela natureza. Entre esses benefícios, podemos salientar, a interação social, conexão com a natureza, maior resistência, concentração e melhoria das capacidades motoras.
Podendo ser praticada por qualquer pessoa, leva a um aumento do sentimento de independência e controlo.
Horticultura Terapêutica para crianças
A Horticultura Terapêutica começa a ser implementada em muitas escolas e comunidades porque os educadores reconheceram como os efeitos curativos da jardinagem podem ajudar crianças de todas as idades e níveis de capacidade.
Como benefícios assinalem-se:
- Desenvolvimento de sua capacidade de realizar algo
- Um ambiente relaxante
- Diminuição dos sintomas de depressão
- Diminuição de sentimentos agressivos, ou de raiva.
- Oportunidades para resolução de problemas
- Oportunidades para trabalhar em grupo ou individualmente
Horticultura Terapêutica na 3ª Idade
Quando observamos as pessoas mais idosas, conseguimos verificar um vasto leque de cenários, desde pessoas que vivem sozinhas e que são independentes, passando por indivíduos que estão rodeados da família e recebem a sua ajuda, a pessoas que se encontram sob os cuidados de uma instituição.
Ter uma planta para cuidar pode ter um efeito bastante significativo na vida destas pessoas.
O fato de deixar de ser o agente responsável pela mudança na sua vida e na de outros e passar a ser o sujeito de cuidado e tomada de decisão de outrem, pode despertar o sentimento de desespero e de depressão entre muitos idosos.
Praticar Horticultura Terapêutica e deixar uma ou mais plantas ao encargo do idoso, devolve-o a uma posição de força e poder, já que agora ele é o cuidador, em vez de apenas receber os cuidados.
Horticultura Terapêutica na saúde mental
Com o aumento da urbanização e do crescimento populacional, cresce o isolamento social nas zonas urbanas.
A saúde mental e as doenças relacionadas são determinadas por múltiplos fatores sociais, psicológicos e biológicos que interagem.
A interação com as pessoas é vital para o desenvolvimento humano e as relações sociais.
É possível que os jardins e telhados verdes instalados na cobertura de prédios ou casas, possam proporcionar um ambiente em que as pessoas se possam envolver através de um programa estruturado de Horticultura Terapêutica.
Horticultura Terapêutica: bem-estar em diferentes meios
Na Horticultura Terapêutica, pratica-se um tipo de terapia realizado através da agricultura, em que o bem-estar dos indivíduos é sempre colocado em primeiro lugar. Recorre-se também sempre aos Novos modos de Produção Sustentável, em que o Bem-Estar, a Sustentabilidade e os cuidados com o Meio Ambiente são três dos seus Princípios base.
A instalação de Hortas Terapêuticas pode ser efetuada em diferentes tipos de instalações, quer em meio urbano quer em meio rural, tais como: escolas, lares, instituições sociais,habitações, empresas, entre outros. Cada caso é estudado individualmente e uma estratégia é então desenvolvida de acordo com os fatores limitantes, o meio social e os pontos fortes de cada pessoa em questão.
Referências
American Horticultural Therapy Association
Imagens: (0, 2, 3) António Martins, (1) NeONBRAND
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*