Braga

Ensino | Escolas ‘Carlos Amarante’ e ‘Sá de Miranda’ vencem ‘Up Cávado’ de Braga

Ensino | Escolas ‘Carlos Amarante’ e ‘Sá de Miranda’ vencem ‘Up Cávado’ de Braga

Pub

 

 

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, acolheu, esta quinta-feira a final do concurso municipal da 2.ª edição do projecto ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’, do qual saíram vencedores dois projetos. ‘Viagem no Tempo’, da Escola Secundária Carlos Amarante e ‘MultiPro’, da Escola Secundária Sá de Miranda, foram os projetos escolhidos para representar Braga no concurso intermunicipal, que irá decorrer a 7 de Junho, em Amares.

 

 

O Up Cávado é um programa que visa dinamizar o ecossistema empreendedor do território, qualificar e reforçar a sua capacidade produtiva e aumentar a visibilidade e notoriedade internacional dos seus bens e serviços.

Neste concurso foram apresentados 12 projetos que envolveram 42 alunos do secundário e do ensino profissional em torno de uma iniciativa que tem como objetivo promover uma cultura empreendedora, a pró atividade, a cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, permitindo aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projetos empreendedores.

Trata-se de um projeto que resulta da parceria entre a CIM do Cávado e o Município de Braga, resultando num programa de educação e sensibilização para o empreendedorismo, destinado aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário regular e profissional. “Esta é uma oportunidade para os alunos envolvidos estimularem uma cultura empreendedora, exercitando a capacidade de desenvolver projectos e promover a aquisição de conhecimento, fortalecendo uma identidade regional de pertença para com o território”, refere Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, sublinhando que “para ser empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer transformá-la numa empresa sem antes trabalhar e estudar muito”.

Conhecer o que se quer é o primeiro passo de um longo caminho e o projeto ‘UP Cávado’ permite aos nossos alunos a aquisição de competências que, mais tarde, lhes permitirão tomar decisões profissionais mais conscientes e ponderadas”, salienta a vereadora.

O ‘UP Cávado’ encontra-se a ser desenvolvido nos Agrupamentos de Escola, Escolas não Agrupadas e Escolas de Ensino Profissional da NUT III do Cávado, dos seis Municípios da CIM do Cávado e reunindo um total de 28 escolas, cerca de 1600 alunos e 65 professores, de um universo de 65 turmas, 32 do 3º ciclo do ensino básico e 33 do ensino secundário e profissional.

O concelho de Braga vê a participar no projeto oito Agrupamentos de Escola e a Escola Profissional de Braga, envolvendo um total 26 turmas, 21 Professores e 596 alunos.

O programa contempla ao longo do ano lectivo o desenvolvimento de oficinas de formação creditadas pelo Ministério da Educação para os professores envolvidos, sessões de acompanhamento e de preparação dos alunos em contexto educativo, culminando com um conjunto de eventos finais organizados por nível de ensino e escala territorial.

São seis Concursos de Ideias Municipais dos projetos desenvolvidos pelos alunos do 3º ciclo, Ensino Secundário e Profissional com ideias de negócio inovadoras. As duas equipas vencedoras de cada concurso municipal são selecionadas para a fase intermunicipal.

 

Imagens: (0, 1)  Município de Braga (3) Up Cávado

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.