24/5 a 4/6 Esposende

Educação | ‘Sucesso: conceções, desafios e percursos’, mote para Forum da Educação de Esposende

Educação | ‘Sucesso: conceções, desafios e percursos’, mote para Forum da Educação de Esposende

Pub

 

 

O Município de Esposende promove, de 24 de maio a 4 de junho, a edição de 2019 do Fórum da Educação. Subordinado ao tema “Sucesso: conceções, desafios e percursos”, o Fórum visa promover a reflexão sobre diferentes dimensões transversais, de carácter pessoal, social e conjuntural, que interagem no processo de desenvolvimento educativo.

 

 

Durante o ‘Fórum da Educação‘, que contempla um vasto programa de atividades, serão apresentados trabalhos de investigação, projetos e atividades, promovidos por diversos agentes, desde escolas, instituições culturais e sociais, académicos, empresas, criativos, entre outros, contribuindo para a reflexão sobre a temática proposta.

Tendo por base os princípios da Carta das Cidades Educadoras e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU), nomeadamente o referente à “Educação de Qualidade”, serão promovidas ações de âmbito diversificado, procurando abranger todos os públicos.

Programa extenso e diversificado

No primeiro dia, logo após a sessão de abertura, acontecerá a conferência “Infância e Educação em Tempos de Incerteza”, proferida por Manuel Sarmento, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com moderação de Joaquim Machado, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Serão, ainda, entregues os PrémiosEscola amiga das crianças”, promovidos pela Leya e pela Confederação Nacional das Associações de Pais, em articulação com a Federação das Associações de Pais do Concelho de Esposende. Serão distinguidas as escolas EB Apúlia, EB Criaz, EB Facho e EB Forjães.

No dia 25 de maio, às 15h, a Casa da Juventude acolhe uma Simultânea de Xadrez, com o Mestre FIDE Hugo Lima Santos, aberto à comunidade. A iniciativa surge no âmbito do trabalho desenvolvido no “Clube Mais Capacidade” (Xadrez e Jogos Matemáticos), do Projeto Rumo ao Sucesso – Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar.

No dia 27 maio, pelas 17h30, decorre o painelPara uma escola com todos e para cada um”, com José Carlos Morgado, do Instituto de Educação da Universidade do Minho a abordar o tema “Desafios Curriculares Contemporâneos: que papel para o professor?” e Fernando Elias, Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria), com a comunicação “Escola (mais) Inclusiva e Autonomia e Flexibilidade Curricular: está na hora de (os) incluir”. Será ainda efetuada a apresentação do projeto “Rumo ao Sucesso”, com a participação de representantes das diversas entidades envolvidas neste plano municipal. A moderação está a cargo de Sandra Macedo.

No dia 29 de maio, entre as 9h e as 17h30, o Parque Radical acolhe uma Mostra Educativa dedicada aos ensinos superior e secundário, na qual participam a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o ISAVE, o Instituto Universitário da Maia, a Universidade Católica – Porto, a U. Católica – Braga, a CESPU, o IPAM Porto, o ISAG, o Exército – Centro de Recrutamento de Braga, a Escola Secundária Henrique Medina, a Escola Profissional de Esposende e Centro Qualifica Litoral Cávado.

Nesse mesmo dia, às 14h30, inicia a JornadaO futuro que procuras”, destinada, sobretudo, a alunos do ensino secundário. Neste âmbito, o Auditório Municipal de Esposende será palco da apresentação do estudo “Ensino Superior: estudar compensa?”, por Hugo Figueiredo, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e Miguel Portela, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. O programa da Jornada segue com a palestra “O poder de um sonho”, por Adelino Cunha, SOLFUT – I Have the Power.

Às 20h30, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, realiza-se a tertúliaPercursos que inspiram”, com a presença de Diana Teixeira Pinto, diretora de Marketing e Visual Marchandising da MO – SONAE, Diogo Costa, maestro, Pedro Ferreira, arquiteto, Rui Couto, fundador da Founders Founders e Tiago Miranda, Diretor Executivo do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade da Universidade do Minho. A moderação estará a cargo de Hernâni Zão Oliveira.

No dia 31 maio, pelas 21h30, o Auditório Municipal de Esposende acolhe a conferênciaPensar a escola do futuro – em homenagem a António Sérgio”, proferida por António Sampaio da Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa e Embaixador de Portugal na UNESCO, com moderação de João Miguel Gonçalves, Delegado Regional de Educação do Norte. A sessão será precedida pela performance “Liberdade”, pelo Coro Ars Vocalis.

No dia 1 de junho, às 21h30, o Auditório Municipal acolhe o concertoViagem – um sonho por entre os recantos do mundo”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com direção de Helena Venda Lima.

No dia 3 de junho, às 18 horas, realiza-se o painelEducação e formação de adultos: contributos para um desenvolvimento territorial inclusivo”, contando com a participação de João Caramelo, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a comunicação “Educação de Adultos: prioridade de um território inclusivo”, Maria Antónia Gonçalves, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, que se debruçará sobre o tema “Percursos de Cidadania, Alfabetização e Literacias: um projeto inovador em Esposende” e Armando Loureiro, coordenador do Centro Qualifica Litoral Cávado, com a comunicação “Centro Qualifica: um espaço de Liberdade”. A moderação estará a cargo de Armando João Santos, Diretor do Centro de Emprego de Barcelos.

No dia 4 de junho, pelas 14h30, realiza-se no Auditório Municipal de Esposende a final intermunicipal do concurso “Olimpíadas do Património”, inserida no projeto “+Cidadania”.

O Fórum da Educação conta com a colaboração da Zendensino, nomeadamente através do acolhimento aos participantes, em diversas ações, por alunos dos cursos de Técnico de Restauração da Escola Profissional de Esposende, e da performance artística de alunos da Escola de Música de Esposende, em diversos momentos.

 

Imagens: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.