Vila Nova de Famalicão

Comunidade | Casa de Delães dá resposta à dinâmica cultural, associativa e social da freguesia

Comunidade | Casa de Delães dá resposta à dinâmica cultural, associativa e social da freguesia

Pub

 

A freguesia de Delães, em Vila Nova de Famalicão, terá ao seu dispor uma nova Casa que vai servir e acolher a comunidade nas suas diversas valências. A nova Casa de Delães vai “dar resposta à enorme dinâmica cultural, associativa e social da localidade”, garantiu Paulo Cunha, presidente do Município de Famalicão, durante a apresentação pública do projeto, que decorreu no passado sábado, 11 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia.

 

 

Na cerimónia pública, que contou com a presença de dezenas de populares, Paulo Cunha sublinhou a importância histórica do edifício – que já foi Centro de Saúde – e o enorme relevo da sua utilização. “Há uma dinâmica muito forte a surgir em Delães, devido ao crescendo das suas associações, que justificam uma nova vida para este espaço que faz parte da memória coletiva”.

De acordo com o projeto, que é também “o maior investimento municipal de sempre realizado na freguesia”, a Casa de Delães vai nascer no antigo Centro de Saúde e estará pronta em 2021. O emblemático edifício – que se encontra localizado na área central da freguesia – será alvo de uma remodelação profunda, através de obras de adaptação e ampliação, preparando-se para acolher os serviços da Junta de Freguesia, Posto CTT, um auditório com 268 lugares, e ainda espaços para as associações e movimentos coletivos da freguesia.

Francisco Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Delães, uma das zonas do concelho onde existem vestígios mais antigos de ocupação humana, mostrou-se muito satisfeito com o projeto e declarou “o dia histórico para a freguesia e para todos os delaenses”.

Relvado Sintético para o CRP de Delães

Mas o dia foi de festa e as boas notícias continuaram com o anúncio da compra de um terreno que vai permitir a colocação de um relvado sintético no campo do CRP Delães.

Depois da recuperação das instalações do Campo de Jogos, após ter sido alvo de uma ação de despejo por decisão judicial, a autarquia está empenhada em dotar o clube com novas infraestruturas desportivas, “com condições de modernidade semelhantes a outros recintos do concelho”, como destacou Paulo Cunha. Para isso, segundo o autarca, “o Município de Famalicão possibilitou a anexação de uma parcela de terreno ao atual espaço para que a área fosse a necessária para a colocação de um relvado sintético, que acontecerá em breve, o que significará um ganho muito importante para a comunidade”.

 

Imagens: (0) Município de Famalicão, (1) Junta de Freguesia de Delães, (2) CRP Delães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.