Juventude | Famalicão envolve mais de 1 centena de jovens em projetos europeus

 

 

O Programa Ser Europa dinamizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão mobilizou um total de 119 jovens entre os 14 e os 19 anos para projetos de intervenção socioeducativa e de mobilidade em vários países europeus.

 

 

Os projetos de mobilidade foram organizados em colaboração com as escolas e com o tecido associativo do concelho e mobilizaram mais 30 jovens, todos do ensino secundário para países como Itália, Turquia e Espanha.

Ao nível dos projetos de intervenção socioeducativa foram quase 90 os jovens que integraram ou iniciaram projetos de ligação à comunidade integrados em associações locais ou na própria comunidade educativa.

Estes projetos tiveram por base a Rede de Clubes Europa, dinamizada pelos técnicos do Projeto Ser Europa, do pelouro da Educação, dirigido por Leonel Rocha.

Os Clubes Europa são um centro dinamizador de atividades no âmbito da educação para a cidadania europeia. Estes clubes são compostos por técnicos de juventude, professores e alunos que desenvolvem um conjunto de atividades com o objetivo de alargar os conhecimentos sobre a Europa e a União Europeia, desenvolvendo ao mesmo tempo competências no âmbito do associativismo juvenil, intercâmbio de boas práticas, das TIC e linguísticas, tanto na língua materna como em línguas estrangeiras.

Os Clubes Europa têm como objetivos gerais criar um espírito europeu entre os seus membros, transmitindo-o aos outros membros da comunidade em que estão inseridos, promover, com o apoio das entidades competentes, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa Comunitária, nomeadamente, aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos e as próprias instituições e promover o conhecimento do património cultural e natural da Europa e dos problemas contemporâneos que a Europa enfrenta.

Por fim, estes clubes desencadeiam um conjunto de ações que também pretendem contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, para a compreensão e tolerância recíprocas, para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial e à necessidade de cooperação e ainda contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos enquanto jovens cidadãos europeus, no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário