Viana do Castelo

Aniversário | Surf Clube de Viana celebra 30 anos de vida enquanto prepara campeonato Eurosurf Adaptative

Aniversário | Surf Clube de Viana celebra 30 anos de vida enquanto prepara campeonato Eurosurf Adaptative

Pub

 

 

O Surf Clube de Viana (SCV) celebrou 30 anos de vida na passada segunda-feira, 29 de abril. Na cerimónia comemorativa do aniversário, o clube prestou homenagem à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo apoio prestado ao longo destas três décadas, pelo que o seu presidente, José Maria Costa, não poderia deixar de estar presente. A cerimónia assinalou ainda os 6 anos desde a inauguração do Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), situado no Cabedelo.

 

 

Na sua intervenção, José Maria Costa referiu a importância do papel desempenhado pelo Surf Clube de Viana na dinamização de atividades náuticas com grande mobilização de participantes e público. O clube vianense tem vindo a organizar as mais diversas provas, nomeadamente uma prova do Campeonato do Mundo de Bodyboard. O autarca vianense destacou ainda a sensibilidade demonstrada pelo clube na abertura da prática de surf a cidadãos portadores de deficiência, facilitadora de inclusão social.

Atualmente, são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de surf do clube vianense. No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do ano letivo 2018/2019, o projeto “Náutica para Todos”, promovido pela Câmara Municipal, chega a 6 agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos. A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na cooperação entre o Município de Viana, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.

Viana recebe em maio prova de surf para atletas paralímpicos

Assinale-se que Viana do Castelo vai receber ainda este mês de maio, em mais uma organização do Surf Clube de Viana, entre os dias 20 e 26, o Eurosurf Adaptive 2019 que acontecerá na Praia do Cabedelo, sendo esta a primeira vez que a prova se vai realizar na Europa. Contará com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), do IPC, da IBSA e da International Surfing Association (ISA).

“Este campeonato poderá ser decisivo para a modalidade vir a ser paralímpica”

Entre as seleções com a sua presença já confirmada, encontram-se as de França, Alemanha, Portugal, Itália e Espanha.

Do programa, destaque para a competição, que se irá desenrolar entre 21 e 25 de maio, na praia do Cabedelo, e para um seminário sobre classificação, a ter lugar no dia 18 de maio, no CAR Surf.

O principal objetivo deste seminário é sensibilizar, sobretudo os seus participantes, para o caminho que deverá seguir tanto o surf adaptado como os classificadores. Destinado principalmente a médicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, tem como um dos seus requisitos de participação a realização de um curso de iniciação ao desporto na Academia Online do IPC.

José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal  (CPP) , referiu há dias, na página facebook do Surf Clube de Viana, que “a organização deste campeonato, com bons critérios de classificação e com atletas de qualidade, poderá ser um contributo muito positivo e decisivo para a modalidade vir a ser paralímpica”. Acrescentando, “quanto mais participantes houver, maior também a possibilidade de alcançar este objetivo”. “Boas ondas e muita participação”, concluiu.

O CAR Surf será a principal infraestrutura de apoio ao “EuroSurf Adaptive 2019”. Além de fornecer alojamento, será palco do seminário e de todas as outras ações de suporte ao campeonato, como assistência médica e avaliação.

A praia do Cabedelo, o CAR Surf e Viana do Castelo, pelo seu histórico recente, têm demonstrado possuírem excelentes condições para acolherem e potenciarem a evolução do surf adaptado.

Este campeonato tem organização do Surf Clube de Viana, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O European Adaptative Surfing Championship constituirá assim o primeiro evento oficial europeu para seleções de surf adaptado. Contará com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), do IPC, da IBSA e da International Surfing Association (ISA).

 

Imagens: (0) Município de Viana do Castelo, (1) Viana Surf Clube

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Desporto, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.