25 de Abril | Guimarães apresenta programa extenso de comemorações: música, teatro, debates, cinema, exposições….

 

 

Em Guimarães, as comemorações dos 45 anos do 25 de Abril assinalam-se estendem-se ao longo de vários dias, de 24 de abril a 1 de maio, com um conjunto de iniciativas, numa organização da respetiva Câmara Municipal e a colaboração do Centro Infantil Cultural e Popular (CICP), Cineclube de Guimarães, Círculo de Arte e Recreio e Convívio – Associação Cultural e Recreativa. A sessão solene, na Assembleia Municipal, realiza-se pelas 11h00 de 25 de abril.

 

 

Nos próximos dias, as atividades comemorativas de Abril e do seu legado intensificam-se no âmbito do programa “Abril com Cantigas do Maio“. Na quarta-feira, 24 de abril, decorrerá o já tradicional concerto “Sons da Liberdade“, com a Banda da Sociedade Musical de Pevidém, Grupo Coral de Ponte, Grupo Coral de Pevidém, Orfeão do CCD Coelima e Orfeão de Guimarães. O espetáculo tem início às 22h00, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor.

No dia 25 de abril, quinta-feira, decorrerá a sessão solene da Assembleia Municipal com início às 11h00 na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade. No mesmo dia estão previstos dois concertos: à mesma hora, no Jardim da Alameda de S. Dâmaso tem início o concerto da Banda Musical de Caldas das Taipas; da parte da tarde, às 16h00, está agendado um novo concerto no Jardim da Alameda designado “Traz Outro Amigo Também”, com a participação de Andreia Martins, Ção Pitada, Dino Freitas, Francisco Ferreira, João Teixeira, Kika Freitas, Luís Almeida e Patrícia Silva.

Entre as 15h00 e as 16h30, na Casa da Memória, Gonçalo Fonseca dirige “Liberdade“, nova criação cénica do Teatro Oficina que celebra a democracia e o 25 de abril. Na Sociedade Martins Sarmento, a partir das 17h30, será inaugurada a mostra Exposição Evocativa a Virgínia Moura. O dia termina com a exibição do filme “Cinema- Alguns cortes: Censura”, de 2014, realizado a partir das várias horas existentes na coleção da Cinemateca de cortes efetuados pela Comissão de Censura ao Cinema entre as décadas de 1940 e 70, e uma tertúlia com os convidados Manuel Mozos, realizador deste filme, entre outros, e Margarida Sousa, investigadora da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Os três filmes montagem de Manuel Mozos – “Cinema – Alguns Cortes: Censura”, realizados em 1999 e em 2014 a partir das várias horas existentes na coleção da Cinemateca de cortes efetuados pela Comissão de Censura ao Cinema entre as décadas de 1940 e 70,

Na sexta-feira, 26 de abril, nota de destaque ainda para o concerto “Por Terras do Zeca”, com início ás 21h30, no Centro Cultural Vila Flor no arranque de uma digressão que vai passar por várias cidades de Portugal.

No sábado, 27 de abril, decorre o Sarau de Poesia “Vozes e Sons da Liberdade”, no Paço dos Duques. Às 16h00, inaugura-se a exposição “A Cerimónia do Adeus I O Funeral de Estado de Mário Soares visto pelos Fotógrafos”. Ainda no sábado, a partir das 17h30, o Gabinete da Juventude (Rua da Rainha D. Maria II) recebe a iniciativa “Os Jovens e as Censuras: novos desafios das liberdades individuais“.

No domingo, 28 de abril, Gonçalo Fonseca orienta uma oficina plástica a partir das 11h00, a partir dos elementos criados para o espetáculo “Liberdade”. Às 16h00, segue-se um momento de leitura encenada “Livre com um Livro” no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Na segunda-feira, 29 de abril, a Rádio Santiago transmite o debate “A importância da Rádio nos dias de hoje – e afinal: Video Killed the radio stars” a partir do Círculo de Arte e Recreio.

Na terça-feira, 30 de abril, a partir das 22h00, decorre no Largo da Oliveira o espetáculo “Grândolas de Todo o Mundo”, concerto integrado no Dia Internacional do Jazz, numa organização do Convívio.

Na quarta-feira, 1 de maio, a Rádio Fundação transmite o debate “Como vivemos a Liberdade de expressão nos dias de hoje, o que nos trouxe a Internet?”, a partir do Largo do Toural, entre as 11h00 e as 13h00. O programa encerra às 17h30, com o debate “Liberdades e Censuras”, contando com as participações de António José Cruz Mendes, Bárbara Ferreira, José Carlos Vasconcelos, Mariana Ribeiro e Elsa Moura.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário