Póvoa de Varzim

Inclusão | Cego do Maio vestiu-se de azul para assinalar Dia Mundial do Autismo na Póvoa de Varzim

Inclusão | Cego do Maio vestiu-se de azul para assinalar Dia Mundial do Autismo na Póvoa de Varzim

Pub

 

 

 

O Cego do Maio, a emblemática escultura situada bem no coração da cidade poveira, iluminou-se de azul. O motivo foi o assinalar do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo anteontem, 2 de abril, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim como forma de chamar a atenção para um problema de saúde mental que afeta muitas famílias.

 

 

À semelhança de anos anteriores, o Município da Póvoa de Varzim associou-se à campanha mundial Light it up blue (Acende o azul). Este é o nome da campanha que tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce e sensibilizar as pessoas para as perturbações do espetro do autismo que afetam cerca de 1% da população mundial, de acordo com a organização Autism Society.

No âmbito desta campanha, muitos edifícios, monumentos e casas acendem-se de azul, mas também muitos são os que se vestem da mesma cor, para chamar a atenção para a problemática do autismo. Na cidade da Póvoa de Varzim, o Monumento a Cego do Maio esteve iluminado de azul.

O Autismo altera a forma como uma criança vê e experiencia o mundo. Os sintomas apresentados são diversos: desde logo dificuldades na fala, mas também na aprendizagem, no expressar de ideias e sentimentos, no estabelecer de relacionamentos – o simples contacto visual é difícil, a existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como sejam ficar muito tempo sentado a balançar o corpo, comportamentos agressivos ou o interesse especial por algo específico. As pessoas com autismo também podem apresentar um aumento de sensibilidade sensorial, podendo ocorrer em um ou em mais sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato). Cada criança com Autismo apresenta diferentes sintomas o que torna difícil diagnosticar a doença.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.