Poluição | Bloco de Esquerda inquire Governo sobre descargas tóxicas no Rio Neiva

Poluição | Bloco de Esquerda inquire Governo sobre descargas tóxicas no Rio Neiva

 

 

 

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado Pedro Soares, questionou o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, sobre descargas poluentes que têm vindo acontecer no Rio Neiva, em Antas, concelho de Esposende.

 

 

Tendo tomado conhecimento dos sucessivos casos de descargas poluentes no Rio Neiva, que colocam em causa o bom estado destas massas de água, o Bloco de Esquerda inquiriu o Governo através do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. O Rio Neiva nasce em Vila Verde, na Serra de Oural, e desagua em Castelo do Neiva, na zona sul do concelho de Viana do Castelo.

Salientando a descarga ocorrida no passado dia 19 de Fevereiro, na freguesia de Antas, concelho de Esposende, o Bloco de Esquerda evidenciou a espuma branca e densa, de origem desconhecida, que surgiu no leito do Rio Neiva e
nas margens, em vários pontos, espuma branca e densa, de origem desconhecida.

O Bloco avança que “esta situação foi denunciada pela população através das redes sociais, mas não é caso único. Já se registaram vários episódios de poluição provenientes da ETAR de Viana do Castelo e de explorações agrícolas, tendo
inclusivamente sido passadas multas, na sequência de autos de contraordenação levantados pelo SEPNA da
GNR”.

Atendendo aos factos descritos, e considerando ser “essencial a identificação da proveniência desta espuma de modo a que os fatores que originam esta poluição sejam controlados e eliminados, a par do desenvolvimento de medidas mitigadores dos prejuízos ambientais causados por este incidente”, o Bloco inquiriu o Governo sobre qual o conhecimento da situação ora descrita, se foi identificada a fonte da mesma e que medidas o Ministério do Ambiente e da Transição Energética já assumiu ou vai assumir para assegurar a limpeza do Rio Neiva e a preservação daquele ecossistema fluvial.

 

Fonte: Bloco de Esquerda

Imagem: Município de Esposende

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Política

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.