21/2 Braga

Inclusão | David Rodrigues vai à BLCS de Braga propor, em conferência, ‘consertar o telhado e mudar de casa’

Inclusão | David Rodrigues vai à BLCS de Braga propor, em conferência, ‘consertar o telhado e mudar de casa’

Pub

 

 

 

O Balcão de Inclusão do Município de Braga realiza a 21 de fevereiro a conferência ‘Educação Inclusiva: consertar o telhado e mudar de casa’. David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão/Associação Nacional de Docentes de Educação Especial é o orador convidado.

 

 

A iniciativa terá lugar na Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva, pelas 21h00, e terá como orador David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão/Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista ‘Educação Inclusiva’.

Esta é uma iniciativa organizada em parceria com o Núcleo de Braga da Associação Pais em Rede e é dirigida às pessoas com deficiência ou incapacidade, suas famílias e a professores e técnicos da área de Ensino Especial.

Na sua última crónica no ‘Público’, David Rodrigues defende a necessidade de a Educação ser concretizada com maior esforço. “No campo da Educação, defrontam-se conceções muito diferentes sobre a forma como se adquirem conhecimentos. Uma, mais tradicional, defendendo o estudo, a leitura, o aprofundamento e a imprescindibilidade do comprometimento e motivação pessoal; outra que promove o conhecimento mais rápido e superficial, de “copy-paste” de sites da internet, um conhecimento feito de resumos que “contam a história”, “o que interessa”, de um romance em meia folha de A4. Estas duas perspetivas continuam a procurar supremacia e são, talvez, uma das questões que mais afeta a opinião que os alunos têm da escola e a que os professores têm dos alunos. O certo é que o conhecimento – nomeadamente através das plataformas digitais – permite um acesso muito mais simples, muito mais imediato e diversificado do que as plataformas que muitos dos professores usaram e que continuam a considerar como as mais confiáveis e seguras”.

Já em jeito de conclusão, o conferencista recordou, na ocasião, o facto de termos acabado de comemorar os 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que caberia lembrar à Educação “promover a amizade entre todos” (art. 26.º)”. Considera, por isso, que “estas ideias de “menor esforço” e de “decisão óbvia e pragmática” podem esconder – por ignorância real ou premeditada – o menosprezo da complexidade que os fenómenos humanos têm por inerência. Encolher o esforço pode levar também a um encolhimento dos Direitos, na medida em que só consigo menos esforço de amputar a compreensão da realidade de aspetos essenciais”. E remata: “Os Direitos Humanos, o conhecimento, a Educação, a sustentabilidade, dão trabalho e qualquer “menor esforço” é certamente um convite ao retrocesso e ao desrespeito dos valores que mais devemos prezar para sermos uma sociedade humana. Humana para todos”.

David Rodrigues é Professor de Educação Especial, tendo ingressado como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade em 1999. Foi Professor Coordenador da ESE Jean Piaget (Almada), Professor Catedrático da Universidade Portucalense e Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008). Recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007) e a Medalha de Mérito da Pró – Inclusão (2013).

O conferencista coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1986/1993) sobre Tecnologias Digitais para alunos com deficiência, o Mestrado em Educação Especial (1991) e o Curso de Terapias Expressivas (1999), na Faculdade de Motricidade Humana, primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Desempenhou ainda na Universidade diversos cargos entre os quais Diretor de Departamento, Membro do Grupo de Planeamento Estratégico e Presidente do Conselho Pedagógico. Para além disso, David Rodrigues lecionou em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa, Açores) e estrangeiras. Pós-doutorado pela Virginia State University (EUA), orientou diversas teses de Doutoramento e de Mestrado e tem realizado, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Itália, Rússia, Lituânia, Brasil, Colômbia, México e Cabo Verde. Foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.

Possuidor de um longo currículo, David Rodrigues é ainda autor e/ou organizador de 30 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de uma centena de artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 8 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido e é colunista de várias publicações , nomeadamente no jornal “O Público” e n’ “A Página de Educação”.

Presentemente é membro do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da EASPD e da European Network on Inclusive Education and Disability), diretor da revista “Educação Inclusiva”, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

A participação nesta conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. A participação é sujeita à lotação da sala. Os interessados devem inscrever-se no Balcão da Inclusão, sito no Edifício do Pópulo ou através de correio eletrónico. O formulário de inscrição está disponível em http://goo.gl/c4iMJ2.

 

Imagem: (0) Município de Braga, (1) Enric Vives-Rubio

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.