A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, 29 de janeiro, em reunião extraordinária, a transferência de competências para a autarquia nos domínios municipal e intermunicipais.
A decisão foi tomada no âmbito da Lei Quadro da Transferência de competências para as autarquias locais e para as Entidades Intermunicipais que estabelece que “o quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, concretizando os princípios de subsidiariedade, da descentralização administrativa e da autonomia do poder local”.
Até ao momento da elaboração da proposta, foram publicados cerca de 11 diplomas sectoriais cujo o prazo limite para os órgãos deliberativos das entidades se pronunciarem sobre a intenção de assumirem, já em 2019, as competências a transferir termina a 31 de Janeiro de 2019.
A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aceitou as competências municipais nos domínios da autorização de exploração das modalidades afins de jogos de fortuna ou azar e outras formas de jogo; gestão das praias marítimas, fluviais e lacustres integradas no domínio público hídrico do Estado; apoio às equipas de intervenção permanente das Associações de Bombeiros Voluntários; da instalação e gestão de Lojas de Cidadão e de Espaços Cidadão; Instituição e Gestão dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e aos Centros Locais de Apoio e Integração de Migrantes; e gestão do património imobiliário público sem utilização.
No que toca a competências intermunicipais a ser assumidas pela CIM Alto Minho, em causa estão os domínios da gestão dos projetos financiados por fundos europeus e dos programas de captação de investimento; promoção turística interna sub-regional, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo; transferência de competências para os órgãos municipais e das entidades intermunicipais no domínio da justiça; e a transferência de competências para os órgãos municipais no apoio às equipas de intervenção permanente das Associações de Bombeiros Voluntários.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Aurora Belo
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.