29/1 Braga

Ensino | Tabela Periódica Humana formada em Braga por alunos do Secundário

Ensino | Tabela Periódica Humana formada em Braga por alunos do Secundário

 

 

A Praça do Pópulo, em Braga, acolhe na próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, pelas 10h00, uma Tabela Periódica Humana, formada por 133 alunos de escolas secundárias da cidade – Sá de Miranda e Alberto Sampaio. A ação é organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho e pela Delegação de Braga da Sociedade Portuguesa de Química.

 

 

A iniciativa, em que cada estudante representa um elemento químico da Tabela Periódica, acontece simultaneamente em locais emblemáticos de várias cidades do país, incluindo Almada, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Porto, Tomar e Vila Real, perfazendo um total superior a três mil participantes.

O objetivo desta atividade é sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário, mas também o público em geral, para a importância dos elementos químicos em tudo o que nos rodeia, bem como dar início ao Ano Internacional da Tabela Periódica, decretado pelas Nações Unidas, e ao assinalar dos 150 anos da primeira Tabela Periódica, proposta pelo russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907).

Foi em 1869 que aquele cientista publicou no jornal da Sociedade Russa de Química, com um resumo republicado em alemão na “Zeitschrift für Chemie”, um estudo sobre a classificação sistemática de todos os elementos químicos então conhecidos – ao tempo apenas 63, refira-se.

A Tabela Periódica representa o caráter central da química nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento e das tecnologias.

Este ano internacional é uma oportunidade para mostrar o papel da química na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações pretendem também consciencializar a sociedade para esta ciência enquanto promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo.

MB Way: 919983484

Multibanco ou netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.