Santo Tirso

Ambiente | Santo Tirso amplia o número de ecopontos no concelho para 306

Ambiente | Santo Tirso amplia o número de ecopontos no concelho para 306

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Resinorte reforçaram a sua parceria mediante a instalação de 30 novos ecopontos em todas as freguesias do concelho, o que aumenta a oferta já existente para 306 ecopontos distribuídos entre as 14 freguesias do concelho.

 

 

Com o objetivo de aumentar, em 2018, os níveis de recolha seletiva e atendendo às metas estipuladas pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos – PERSU 2020, a Resinorte encontra-se a otimizar o seu serviço, reforçando a rede de recolha seletiva num total de 600 ecopontos a distribuir pelos 35 municípios onde se encontra implantada. A Resinorte considera Portugal atingiria os seus objetivos se todos reciclassem 1 kg por semana de resíduos de qualquer espécie.

A colocação de novos pontos de recolha seletiva de lixo pretende, por um lado, consciencializar para a necessidade de reduzir a produção de resíduos e, por outro, facilitar a separação de lixo por parte da população. No âmbito desta medida foram abrangidas todas as freguesias do concelho.

“Trata-se de uma medida a pensar no futuro de todos nós e do planeta em que vivemos”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, que ressalva que “o Ambiente é uma prioridade para a Câmara Municipal, que deve ser uma preocupação de todos”.

Com a instalação de 30 novos ecopontos em algumas das principais artérias das freguesias do concelho, sobe agora para 306 o número de ecopontos disponíveis, o que representa uma densidade de 225 habitantes por ecoponto.

De acordo com a ERSAR- Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, no ano de 2017, o concelho registava 276 ecopontos, com uma densidade de 250 habitantes por ecoponto. Durante o ano foram recolhidas, em Santo Tirso, 1.325 toneladas de vidro, 638 toneladas de papel e cartão e 421 toneladas de embalagens plásticas e metálicas.

Ainda segundo esta entidade reguladora, em Portugal são produzidos anualmente cerca de 4,5 milhões de toneladas de resíduos urbanos e existem cerca de 41.500 ecopontos espalhados pelo país.

Fontes: Município de Santo Tirso, Resinorte e ERSAR

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo.

MBWay: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.