Juventude | ’70JÁ!’, movimento cidadão chegou a Esposende

Juventude | ’70JÁ!’, movimento cidadão chegou a Esposende

Pub

 

 

 

A Associação de Cidadãos de Esposende e o Instituto Português do Desporto e da Juventude unem esforços e lançam o primeiro espaço do distrito de Braga para atendimento e divulgação da campanha ‘70JÁ! em Esposende.

 

 

O pedido para colocar em Esposende uma delegação de trabalho da campanha ’70JÁ!’ foi realizado pela Associação junto da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto em Julho deste ano. A concretização teve lugar no passado dia 12 com a visita dos responsáveis do IPDJ de Braga à Associação de Cidadãos de Esposende.

Lançada oficialmente pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, a campanha que agora inicia em Esposende vai desdobrar-se em diversas temáticas, de modo a comunicar de forma abrangente todas as áreas consagradas no artigo 70.º.

Designada por ’70JÁ!’, a campanha visa, entre outros aspetos, sensibilizar as pessoas jovens e a sociedade em geral para programas, projetos e iniciativas que concorrem para a efetivação dos direitos consagrados no artigo 70º da Constituição da República Portuguesa, que remete para os direitos da juventude tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres. Tem como slogan ‘70 JÁ – A entrada para os teus direitos!.

A campanha ’70JÁ!’ foi lançada oficialmente a 18 de abril e está baseada sobretudo na Internet e nas ferramentas que a web social proporcionam. Por esta via, o Governo, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, pretende assim fomentar o empoderamento dos jovens, dotando-os da informação necessária ao exercício pleno dos seus direitos e, simultaneamente, um meio de mobilização dos diversos agentes públicos e privados, bem como do designado 3.º setor para responder às preocupações dos jovens.

A campanha está dividida nas seguintes áreas:

  • PARTICIPA JÁ!;
  • EXPERIMENTA JÁ!;
  • MUNDO JÁ!;
  • SAÚDE JÁ;
  • DESPORTO JÁ;
  • CULTURA JÁ,
  • ESCOLA JÁ;
  • IGUALDADE JÁ!,
  • HABITAÇÃO JÁ!.

O espaço digital é complementado pela presença nas redes sociais: facebook, instagram e twitter.

Participar significa, assim, fazer parte de uma comunidade social e política, significa intervir socialmente e contribuir para o presente e o futuro do país, factos que a campanha ‘70 JÁ!‘ pretende disseminar por todo o país, mostrando à juventude portuguesa que a participação ativa na sociedade pode influenciar não só o rumo pessoal de cada um, mas também o rumo nacional.

 

Fontes: Cidadãos de Esposende e IPDJ

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária:

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco: 

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.