Vila Nova de Famalicão

Projetos | PNL premeia ‘Ainda Estou a Aprender’ da UMinho e do Município de Famalicão

Projetos | PNL premeia ‘Ainda Estou a Aprender’ da UMinho e do Município de Famalicão

 

 

 

A plataforma “Ainda Estou a Aprender” que está a ser implementada nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vila Nova de Famalicão foi distinguida com o Prémio Ler+ 2018, instituído pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027.

 

 

No distrito de Braga, apenas em Vila Nova de Famalicão este projeto está a ser implementado num âmbito municipal integrando os Programas Educativos Municipais. Neste primeiro ano de execução, a plataforma “Ainda Estou a Aprender” chega a quase 2 mil alunos do 2º ano de escolaridade e está a ser dinamizada por 62 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial.

A primeira fase do projeto já decorreu com a realização de provas de rastreio, para identificação dos alunos em risco de dificuldade de aprendizagem ao nível de leitura e escrita para que sejam intervencionados com recurso à plataforma “Ainda Estou a Aprender”.

O “Ainda Estou a Aprender” é um projeto de formação online de professores e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura, com a coordenação científica de Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana, Irene Cadime e Sandra Santos, da Universidade do Minho.

São objetivos desta plataforma disponibilizar:

  • uma revisão das questões e problemáticas em torno da avaliação e da intervenção nas DAL;
  • materiais e atividades de avaliação que permitam a caraterização do padrão de aquisições e de dificuldades dos alunos na leitura;
  • materiais e atividades de intervenção que permitam responder às dificuldades de leitura apresentados pelos alunos.

Paralelamente, espera-se facilitar o acesso dos agentes da ação educativa aos resultados da investigação em dificuldades de aprendizagem na leitura, contribuindo para a formação e ação informadas de professores neste âmbito específico.

O Prémio Ler+ 2018 foi instituído pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027, contando com o patrocínio exclusivo da Fundação La Caixa e BPI, e tem por finalidade reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.

O trabalho premiado foi selecionado de entre 60 candidatos, por um júri presidido pela Professora Isabel Alçada e constituído pelos Professores António Nóvoa, Ana Margarida Ramos, Gina Lemos e pela jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro.

Instituído pelo Plano Nacional de Leitura 2027, o Prémio Ler+ tem por finalidade reconhecer o trabalho de excelência realizado em prol da melhoria das competências de leitura dos portugueses e do gosto pela leitura e pela escrita.

Este prémio constitui mais um reconhecimento da pertinência da implementação desta ação junto dos professores e dos alunos do Município de Vila Nova de Famalicão.

 

Fonte: Município de Famalicão, Plano Nacional de Leitura e Ainda Estou a Aprender

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.