23/11 Matosinhos
Música | Jaime Mota e Cláudia Pereira Pinto prestam tributo aos poetas que inspiraram os músicos

Pub
O que têm em comum Claude Debussy, Fernando C. Lapa, Richard Strauss, Alexandre Delgado e António Chagas Rosa? São todos compositores que se deixaram inspirar pelas palavras de diferentes poetas, construindo peças musicais suscitadas pelos versos, pelo som e pelo silêncio da poesia. As suas composições fazem ainda parte do programa do recital que esta sexta-feira, 23 de novembro, pelas 21h30, juntará no palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery o pianista Jaime Mota e a soprano Cláudia Pereira Pinto.
Concebido no exato cruzamento da música com a poesia, o concerto pretende homenagear os poetas que, desde a Idade Média, vêm influenciando e inspirando inúmeros compositores. Numa viagem que vai do século XIX ao ano de 2007, percorrendo a poesia e a tradição musical de três países distintos, Jaime Mota e Cláudia Pereira Pinto interpretam os versos de três poemas de Florbela Espanca (“Vaidade”, “Mistério” e “Desejos Vãos”), tal como foram musicados por António Chagas Rosa, Alexandre Delgado e Fernando C. Lapa, respetivamente.
Resultado também de um CD que o pianista e a cantora gravaram em 2007, totalmente dedicado a composições para poemas de Florbela e editado no âmbito de um projeto patrocinado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o recital servirá de aperitivo para a Festa da Poesia, que este ano volta a homenagear a poetisa no dia em que se assinala a data do seu nascimento e da sua morte: 8 de dezembro.
O concerto de Jaime Mota e Cláudia Pereira Pinto abrirá, todavia, com as cinco melodias que Claude Debussy, então jovem, entre 1880 e 1883, compôs para poemas de Paul Bourget. A encerrar o recital ouvir-se-ão “Vier Letzte Lieder”, quatro das últimas canções compostas por Richard Strauss, em 1948, as quais acompanham três poemas de Hermann Hesse e um de Joseph von Eichendorff.
Sendo dois dos mais conceituados intérpretes portugueses, Jaime Mota e Cláudia Pereira Pinto têm desenvolvido uma colaboração musical intensa, apresentando-se regularmente em duo em diversos palcos nacionais.
Entrada: 7,50€
Fonte: Município de Matosinhos
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Quarteto de Miranda do Douro atua pela segunda vez desde o início da pandemia
Concerto | Galandum Galundaina levam o mirandês até Viana do Castelo

16 a 27/2 Póvoa de Varzim
Festivais | Maré de literatura leva ‘Correntes d’Escritas’ de regresso à Póvoa de Varzim

Banda Sinfónica Portuguesa dá a ouvir peixes, baleias, dinossauros, caracóis, cangurus, macacos, carunchos, camaleões e até moscas
Música | ‘Suite Bestiarium’ solta a bicharada na Casa da Música

Hugo Gomes, Manuel Justo e André Simão, agora acompanhados por Sérgio Freitas e Jorge ‘Cientista’ Carvalhoapresentam melodias pop de ‘Aurora’ fugindo ao formato tradicional da canção
Melodias pop dos Sensible Soccers encerram com Chave d’ Ouro primeira parte dos ‘Banhos Velhos’ das Caldas das Taipas

‘A espiritualidade do futuro abrirá novos horizontes para a nossa mente e alargará a generosidade do nosso coração’
Cristo e Buda: encontro entre o Ocidente e o Oriente
Comente este artigo
Only registered users can comment.