RRR | Semana Europeia da Prevenção de Resíduos vivida em Guimarães com workshops para famílias e empresas

RRR | Semana Europeia da Prevenção de Resíduos vivida em Guimarães com workshops para famílias e empresas

Pub

 

 

Decorre por este dias, em Guimarães, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. De entre as diversas atividades programadas, destaque para o workshop “Boas práticas da Economia Circular”, para o qual a Universidade do Minho convidou os empresários envolvidos no projeto Guimarães Marca, e “Como reduzir o impacto ambiental na utilização de detergentes”, destinado ao público em geral.

 

Na quinta-feira, 22 de novembro, a Resinorte, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos em 35 municípios da região Norte, entre os quais Guimarães e Vila Nova de Famalicão, por exemplo, abre as portas aos estudantes vimaranenses para conhecerem o seu trabalho. Já os empresários do projeto Guimarães Marca estão convidados para o “UMinhoTECH – Open Day”, que contempla um workshop sobre as boas práticas da Economia Circular, a apresentação de projetos integrados no G4CE – “Guimarães for Circular Economy”, da tecnologia Electrokinbarrier e visitas aos Centros de Interface Tecnológico da Universidade do Minho. A sessão de abertura está agendada para as 9h30.

No dia seguinte, sexta-feira, 23, é a vez de o mesmo programa se direcionar para os estudantes.

No dia 24, sábado, pelas 10 horas, o Mercado Municipal recebe um workshop dirigido às famílias, sobre “Desperdício alimentar e alimentação saudável”, numa parceria da Re-Food Guimarães e do Chef vimaranense António Loureiro do Restaurante A Cozinha, galardoado internacionalmente pelo prémio Green Key 2018.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina no domingo, dia 25, pelas 10h30, no Parque da Cidade de Guimarães, com a apresentação de duas novas peças de mobiliário urbano, que visam alertar para o problema dos dejetos dos animais de quatro patas, num projeto da autoria do Laboratório da Paisagem.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se realiza no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction“, é organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, em parecria com o Laboratório da Paisagem e o projeto Guimarães Mais Verde, e conta com um conjunto de parceiros como a Resinorte, Vitrus, Universidade do Minho, Centro para a Valorização de Resíduos, Centro de Computação Gráfica, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímero, TecMinho, Re-Food, Hotel Mestre de Avis e A Cozinha.

Algumas das atividades carecem de inscrição obrigatória, que deve ser feita através de email.

 

Resíduos Perigosos: É tempo de desintoxicar 

 

Fonte: Município de Guimarães

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.