Inovação | Serralves promove INOVDESIGN destinado a pequenas e médias empresas

Inovação | Serralves promove INOVDESIGN destinado a pequenas e médias empresas

Pub

 

 

 

A Fundação de Serralves desenvolve o Projeto “INOVDESIGN” com o objetivo de sensibilizar e capacitar as Pequenas e Médias empresas da Região Norte de Portugal para a adoção de modelos inovadores de desenvolvimento e design de produtos e bens.

 

 

Através de várias iniciativas, entre as quais workshops, seminários, prémios e publicações, pretende-se realçar a importância do design na economia e o valor acrescentado pela sua inserção nas cadeias de produção das empresas, assente em fatores de diferenciação como o marketing, as marcas e os modelos de negócios inovadores. Estas atividades encontram-se abrangidas pela primeira das 3 ações que o INOVDESIGN se propõe desenvolver – CRIAR.

O Concurso INOVDESIGN pretende identificar e selecionar até dez ideias de produtos a desenvolver, com uma forte componente de design, enquanto característica diferenciadora e de valorização no mercado.

Por outro lado, o Prémio INOVDESIGN pretende reconhecer o mérito de empresas em atividade que revelem a aplicação de práticas inovadoras de incorporação de design nos seus produtos. Esta inovação poderá acontecer no desenvolvimento, produção ou comercialização de produtos que evidenciem ganhos de produtividade e de valorização por via da diferenciação assente no design.

Quer o concurso quer o prémio INOVDESIGN são iniciativas de participação gratuita e destinados às Pequenas e Médias Empresas da Região Norte de Portugal.

No âmbito do INOVDESIGN decorre também a ação “CAPACITAR”. Esta pretende identificar, sensibilizar e capacitar as empresas para os fatores críticos da competitividade, em particular da inovação e da criatividade, associados ao design.

Desta forma serão desenvolvidos ciclos de capacitação através da realização de vários workshops e de um seminário de apresentação de casos de sucesso no mercado nacional e internacional assentes na diferenciação conseguida através do design.

Nestes encontros serão partilhados e discutidos temas como a relevância dos fatores imateriais de competitividade, em especial a inovação/soft innovation, e o caso concreto do design, do marketing e das marcas; as tendências e posicionamento das empresas para a diferenciação e valorização de produtos, como “upgrade” na cadeia de valor; Inovações estéticas e tecnológicas, entre outros assuntos.

Workshops INOVDESIGN 

W1 mobiliário e interiores (12 Dezembro), com a AMIITO-TECH, empresa de design multidisciplinar com uma forte capacidade e competência tecnológica no domínio da arquitetura, engenharia e projeto de produto. A empresa adquiriu recursos especiais em serviços de gerenciamento de projetos nas suas diferentes fases, do pré-projeto à execução. Também se especializa no uso de ferramentas de cálculo térmico e estrutural avançadas, dando-lhe as habilidades de advir para gerenciamento de projetos com requisitos especiais.

W2 têxtil (13 Dezembro), com Maria Gambina. Maria Cristina Lopes é formada em Design de Moda e, do seu vasto e diversificado percurso enquanto designer, destacam-se diversas participações em eventos nacionais e internacionais e a obtenção de vários primeiros prémios em concursos de design (entre outros, no concurso Sangue Novo, promovido pela ModaLisboa).

W3 calçado (17 Dezembro), com João Pedro Filipe, o nome por detrás da marca senhor PRUDÊNCIO, a já conceituada marca de calçado e acessórios para homem. Formado em Design de Moda, complementou a sua formação no Institut Français de La Mode, em Paris. Entre outros marcos, a sua carreira ficou definida por passagens pelo atelier de Felipe Oliveira Baptista, Louis Vitton e Lacoste, e pela conquista do ‘Young Creative Fashion Entrepreneur’ na área da moda.

W4 metalomecânica (18 Dezembro), com Enrico Baleri. arquiteto formado no Politécnico de Milão. Ainda estudante, foi convidado por Dino Gavina para abrir um centro de mobiliário em Bergamo. Em 1968 fundou um grupo de pesquisa em Milão e projetou coleções e móveis para Gavina, Flos, Knoll International e Alias, uma empresa que fundou em 1979. Em 1984, fundou com sua esposa Marilisa Baleri Decimo, Baleri Italia. Desde 1986, atua nas áreas de arquitetura, imagem e comunicação, design promocional e industrial.

Seminário INOVDESIGN 

A importância da inovação e os fatores dinâmicos associados ao design, marketing e marcas (19 Dezembro)

O Seminário contará com a participação de oradores nacionais e estrangeiros e terá lugar no Auditório de Serralves.

A participação é gratuita mediante inscrição até dia 14 de dezembro, através do email ; inscrições limitadas à lotação do Auditório.

Os oradores serão anunciados brevemente.

As candidaturas ao INOVDESIGN podem ser efetuadas até 10 de dezembro.

Por última, o INOVDESIGN desenvolve ainda a ação INFORMAR compreendendo o estudo, divulgação e partilha das ações anteriores – CRIAR e CAPACITAR -, através da publicação do seu resultado sumário. Para além disso serão realizados seis roadshows em seis diferentes cidades da Região Norte do país que pretendem informar e sensibilizar o respectivo tecido empresarial através da partilha e disseminação de boas práticas e metodologias, na adoção de modelos de negócio inovadores, e em que o design assuma um papel preponderante e diferenciador do seu sucesso..

As publicações a lançar ilustrarão os resultados do CONCURSO e PRÉMIO INOVDESIGN e os casos de sucesso representativos da incorporação do design na cadeia de valor das empresas da Região Norte de Portugal identificados e referidos ao longo do projeto.

 

Fonte: Serralves

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.