Saúde | INEM efetua desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial

Saúde | INEM efetua desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial

 

 

 

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em parceira com o Instituto Superior Técnico e com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), concorreu com o projeto Data2Help ao financiamento atribuído pelo Governo a projetos de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados.

Estes projetos, que juntarão no seu desenvolvimento entidades científicas e entidades da Administração Pública, têm o objetivo de unir o conhecimento e capacidade de investigação e pesquisa à execução prática.

O projeto Data2Help do INEM pretende criar novas ferramentas para otimizar a alocação de recursos e assim melhorar a qualidade e tempo de resposta às emergências médicas em Portugal Continental. Tendo em conta o largo repositório de dados integrados, pretende-se que estes sirvam para criar algoritmos avançados de análise de dados de apoio ao planeamento e decisão para uma maior e melhor otimização dos serviços de emergência médica.

O Governo atribuiu cerca de 3,8 milhões de euros a 15 projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e ciência dos dados para aplicação na Administração Pública com o objetivo de promover o conhecimento em prol da inovação e modernização dos serviços públicos portugueses.

Estes projetos serão desenvolvidos em áreas diversas como a saúde, educação, cultura, mobilidade e gestão do território e são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, que visa o reforço das competências digitais de toda a sociedade portuguesa e está integrado no Plano Nacional de Reformas.

 

Fonte: SNS

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Ciência, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.