Ensino | Domingos Mendes e Jorge Oliveira, de Joane, vencem ‘O Meu Projeto é Empreendedor’

Ensino | Domingos Mendes e Jorge Oliveira, de Joane, vencem ‘O Meu Projeto é Empreendedor’

Pub

 

 

 

Uma pareceria de 2 alunos do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, de Joane, em Vila Nova de Famalicão, venceu a edição 2018 da iniciativa “O Meu Projeto é Empreendedor”, com a construção de um sistema inovador de distribuição de peças em armazém.

 

 

Na prática, este projeto desenvolvido pelos alunos Domingos Mendes e Jorge Oliveira, do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, permitirá evitar o transporte, por parte dos funcionários das empresas, de peças desde o armazém até ao recetor, tornando todo este processo controlado por um painel ou por uma aplicação informática.

Conforme explicam na descrição do projeto, “cada funcionário irá ter um tapete ligado ao seu posto de trabalho e um botão/painel para pedir a peça que deseja”.

Este foi um dos 10 projetos finalistas do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” que todos os anos destaca as Provas de Aptidão Profissional mais inovadoras apresentadas pelos alunos do ensino profissional de Vila Nova de Famalicão.

O projeto de remoção automática de rolos de tear, desenvolvido por Tiago Campos, da FORAVE, em parceria com a C-ITA, Continental Indústria Têxtil do Ave, e o sistema automatizado para maximizar a utilização de painéis fotovoltaicos desenvolvido pelos alunos do INA – Instituto Nun’Álvares, Paulo Ferreira, Otávio Coelho e Ricardo Marques, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Na visita que fez à mostra do concurso, na passada sexta-feira, dia 9, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, salientou a “maturidade” dos projetos apresentados.

“É inegável que, a cada ano que passa, há uma melhoria inequívoca na qualidade dos projetos, na sua performance, na forma como estão cada vez mais próximos da realidade e na sua aplicabilidade do ponto de vista empresarial. Já não são simples ideias, já têm plano de desenvolvimento e uma metodologia de abordagem ao mercado”, disse.

Os três primeiros classificados são premiados com 1000, 500 e 250 euros. O grau de inovação, a exequibilidade e o impacto social e/ou económico da ideia foram os critérios tidos em conta pelo júri da iniciativa.

Fomentar o empreendedorismo nos jovens estudantes e valorizar o ensino profissional no concelho é o principal objetivo do concurso, promovido pela Rede Famalicão Empreende.

 

Fonte: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.