Ensino | Escolas de Famalicão amigas da alimentação saudável

Ensino | Escolas de Famalicão amigas da alimentação saudável

Pub

 

 

 

Não é muito comum encontrar crianças adeptas de comida vegetariana, mas na Escola Básica de Vale S. Martinho, em Vila Nova de Famalicão, existem pelo menos três: Gustavo Ferreira, de 8 anos, Afonso Fernandes, de 9 anos e Ana João, de 8 anos, estão habituados aos pratos preenchidos com legumes, leguminosas e vegetais e admitem que gostam muito. Para o Afonso, que frequenta o 4.º ano, a comida vegetariana é mesmo a sua favorita. “Gosto muito de espinafres e couves e prefiro o peixe à carne”, afirma referindo que “em casa” também come comida vegetariana e, apesar de “os amigos não gostarem muito”, é a sua “favorita”.

 

 

Apesar de preferir “massa com almôndegas”, Ana João garante que “gosta de pratos vegetarianos” e adora “sopa”. Por sua vez, o Gustavo não dispensa “as alfaces e os legumes”.

Em Vila Nova de Famalicão, é de pequenino que se aprende a importância de uma alimentação saudável, para uma vida mais longa e feliz, e é nas escolas que se educa o paladar. Desde 2016 que, pelo menos uma vez por mês, é servida uma refeição vegetariana nas 60 escolas do 1.º Ciclo e jardins-de-infância do concelho, abrangidas pelo serviço de refeições deste município. Ao todo, o município é diretamente responsável por mais de 3500 refeições diárias.

No Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudável, que se assinalou esta quinta-feira, 8 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, sentou-se à mesa com as crianças da Escola Básica de Vale S. Martinho e partilhou com elas a sopa, lentilhas estufadas e gelatina.

Segundo o autarca, “a Câmara Municipal está consciente das responsabilidades que tem neste setor. Com esta iniciativa da introdução da refeição vegetariana queremos, acima de tudo, sinalizar o quanto a qualidade da nossa alimentação é importante para a nossa saúde e para o nosso equilíbrio, passando essa mensagem aos encarregados de educação e às famílias famalicenses”.

“A escola não é apenas o espaço onde se aprende a escrever, a ler e a fazer contas, é também o local onde se aprende a comer”, referiu adiantando que a autarquia desenvolve um trabalho de aprovação, fiscalização e monitorização das ementas escolares, tendo em conta o equilíbrio nutricional.

Mas nem tudo é fácil neste processo. De acordo com a coordenadora da Escola, Manuela Pereira, “as crianças nem sempre reagem bem à alimentação mais saudável, têm dificuldades em termos de paladar e, por vezes, fazem grande resistência, mas vamos sempre insistindo”.

A responsável revela mesmo que nos dias do prato vegetariano “há crianças a perguntar pelo peixe ou pela carne”.

“É um trabalho que vamos desenvolvendo também na sala de aula e para o qual temos procurado o apoio dos pais”, sublinhou ainda.

Para além das refeições saudáveis, a autarquia fornece ainda fruta duas vezes por semana a todas as escolas do 1.º Ciclo e pré-escolar e apoia na atribuição dos lanches saudáveis.

No conjunto, o Município de Famalicão investe anualmente cerca de 900 mil euros neste serviço à comunidade.

 

Fonte>: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.