Ética e Valores pela Prática no Desporto: Move-te por Valores!

 

 

 

O seminário Ética no Desporto, realizado no passado dia 4 de Novembro, no Auditório da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, teve como objectivo sensibilizar para a urgência de Educar para Valores no mundo actual e, muito particularmente, no Desporto. Esta Acção de Sensibilização ocorreu na sequência do Campeonato do Mundo de Dança, este ano realizado, pela primeira vez em Portugal, organizado pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva e pela Gindança – Associação de Ginástica e Dança de Famalicão.

É de referir que esta formação se integra num conjunto de Acções de Sensibilização realizadas por todo o país, destinadas a alunos de escolas, atletas de clubes e formação de treinadores e oficinas de professores, num esforço para atingir todos os públicos-alvos de forma transversal, em todas as regiões. Esta actividade insere-se no Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), que surgiu para prevenir a violência no desporto, quer em jogo, quer nas bancadas e na sociedade em geral. Por isso, o slogan é “MOVE-TE POR VALORES!”, promovendo o Espírito Desportivo e o Fair-Play na prática desportiva.

No mundo actual, dominado pelo progresso científico e tecnológico que, embora seja um bem para a sociedade, conduziu a uma inversão de valores, onde o humanismo e os valores humanos deixaram de ter a primazia, ou estão submersos num materialismo que esmaga a primazia do SER substituído pelo TER. Neste modelo de sociedade, o sucesso educativo está centrado em resultados quantitativos e no desporto focado em ganhar a todo o custo, mesmo que o preço seja a falta de cumprimento de regras e a batota, cujo o extremo são as práticas de doping.

A Ética e Valores pela prática desportiva pretende sensibilizar para o desporto como prática com benefícios físicos, psicológicos e sociais, em que o desempenho de modalidades desportivas, como a Dança, promovem a saúde e uma vida feliz, para além dos resultados que dependem do esforço e do talento. A Ética é essa Ciência da reflexão sobre o agir e de como alcançar uma Vida Boa. Para isso, é preciso mover-se por valores, como o Respeito, a Disciplina, a Tolerância, a Determinação, o Compromisso e a Verdade, entre outros.

É fundamental que este plano de Ética e Valores seja assumido pelos Pais que educam pelo exemplo e cujo papel fundamental não pode ser delegado para a Escola ou Clubes Desportivos. Os pais também jogam ou dançam bem ou mal, através da sua atitude positiva ou negativa, perante o desempenho desportivo dos seus filhos e do respeito pelos professores, treinadores, júris de provas ou árbitros. Jogam bem quando colaboram com os agentes desportivos e jogam mal quando se focam nos resultados a todo o custo, contribuindo para a violência e a ausência do Espírito Desportivo.

Em conclusão, a Ética no Desporto resulta da Ética na própria Vida, e, a busca de perfeição desportiva ultrapassa a técnica e reflecte a interiorização de valores. A harmonia entre Corpo e Espírito, “uma mente sã em corpo são”, é a consequência desta atitude que se revela na prática desportiva, mas que a ultrapassa para uma postura diferente na sociedade. O mérito desportivo leva também a pessoas felizes e bons cidadãos.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: (0) Município de Famalicão, (1) Paulo Almeida

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário