Estamos em rápida contagem decrescente para o grande dia. Pela primeira vez na sua história, Portugal vai receber um Campeonato do Mundo de Profissionais de Dança; e será em Vila Nova de Famalicão, nos dias 3 e 4 de novembro, com organização da Academia Gindança. A prova é uma das novidades da edição deste ano do “Famalicão Dança”, evento que vai também definir os vencedores do Circuito Nacional 2018 de danças Standard e Latinas.
Para a prova internacional – o 2018 WDSF PD World Team Dance Championship – são esperados cerca de 30 pares, nomeados pelas respetivas federações nacionais com base nos seus bons resultados.
Já na sétima e última prova do Circuito Nacional, prevê-se participação de cerca de 200 pares de todo o continente e ilhas e de vários escalões etários, a competir em Latinas (Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble e Jive) e Standard (Valsa Inglesa, Tango, Valsa Vienense, Slow Foxtrot e Quickstep).
Na prática, significa que estarão presentes na competição que se irá desenrolar em Vila Nova de Famalicão, nos 7º Circuito Nacional de Latinas e Standard & Campeonato do Mundo de Profissionais 10 Danças, os melhores pares de dança a nível nacional e mundial.
O Famalicão Dança volta a ter lugar no Pavilhão Municipal de Famalicão, que se engalana para receber este espetáculo de muito ritmo, cor e brilho, imperdível não só para os amantes da dança. As competições decorrem no sábado, dia 3, sendo que para o dia seguinte, domingo, dia 4, está reservada a realização do seminário “Valores e Ética pela Prática Desportiva”, na Fundação Cupertino Miranda, às 10h45 e com entrada livre.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, aquando da apresentação do evento, referiu ser este um “evento surpreendente” e realçou a forma como a iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano.
Paulo Cunha não deixou também de assinalar o profissionalismo e a audácia da Gindança na organização do Famalicão Dança.
“Receber no nosso concelho a prova mais importante da dança desportiva é, para mim, e certamente para todos os famalicenses, motivo de um enorme orgulho. Tenho a certeza que esta nova edição do evento vem confirmar o reconhecimento da Gindança como uma referência nacional e internacional na promoção e divulgação da dança”.
Em complemento ao evento principal, a Gindança organizou também uma palestra sobre Ética Desportiva, destinada aos pais de atletas, cuja apresentação será efetuada pela Prof.ª Dr.ª Isabel Baltazar. Esta palestra está prevista para o dia 4 de novembro, pelas 10h45, no Auditório da Fundação Cupertino de Miranda.
Esta acção será realizada em parceria com a Federação Portuguesa de Dança Desportiva, Instituto Português do Desporto e Juventude, Plano Nacional de Ética no Desporto, Câmara Municipal de Vila Nova Famalicão, Associação de Dança Desportiva do Baixo Minho. A participação é gratuita, mas obedece a inscrição prévia.
Recorde-se ainda que o Famalicão Dança 2016 foi escolhido pelo público como evento concelhio desportivo do ano em 2017. No dia seguinte à organização desta prova, realizar-se-á a Gala do Desporto de Famalicão 2018, referente aos eventos ococrridos em 2017 ou na época desportiva 2017/2018. Mais uma vez, o Famalicão Dança estará à votação, em processo que decorre online. Os demais eventos em que poderá votar são o Rali de Famalicão – Associação Team Baia e a 4.ª Meia Maratona de Famalicão.
Bilhetes à venda para o Famalicão Dança 2018 diretamente na Academia Gindança ou na bilheteira online.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*