20/10 a 13/1 Barcelos

Arte | 20º aniversário da Galeria Municipal de Arte assinalado com exposição coletiva

Arte | 20º aniversário da Galeria Municipal de Arte assinalado com exposição coletiva

 

 

A Galeria Municipal de Arte de Barcelos celebrou 20 anos de vida, no passado sábado, 20 de outubro,  com a abertura da exposição comemorativa “20 Anos da Galeria Municipal de Arte | 1998-2018“.

 

Ao longo dos seus 20 anos de existência, este espaço municipal teve o privilégio de receber grandes exposições, de nomes de referência da cultura local, nacional e internacional. Desde a pintura à escultura, passando pela fotografia, desenho, cerâmica, aguarelas, entre outros.

Para celebrar as duas décadas de existência, estará então patente, até 13 de janeiro de 2019, esta exposição, constituída por trabalhos pertencentes ao acervo municipal, que fizeram parte das exposições da Galeria Municipal, ao longo destes 20 anos.

A vereadora da Cultura do Município de Barcelos, Armandina Saleiro, fez a abertura da exposição preparada por Cláudia Milhazes, diretora da Galeria, que contou com muitos dos artistas que exibiram as suas obras neste local.

A propósito da exposição, o artista plástico barcelense Eduardo Matos de Faria, presente na exposição, congratulou-se com este aniversário, e com “a tarefa… impossível!” de a organizar, tantas foram as exposições – cerca de 120 – e os eventos ali vividos ao longo destes 20 anos. Eduardo Faria acrescenta ainda que “ao reunir obras e artistas de um percurso de duas décadas, [esta exposição] ultrapassou as manifestações individuais e projetou,para um nível mais elevado!, a sua manifestação coletiva!…”

Para além da satisfação demonstrada pelo autor, este considera também que “esta exposição mostra que o valor e qualidade dos artistas que produzem a sua obra em Barcelos,são comparáveis ao seu número, criatividade e empenho; e tê-los ali reunidos só pode criar a vontade de apoiar e promover esta “indústria da Arte”.

“Uma exposição a não perder”, concluiu.

Para além das exposições, nestes 20 anos de existência, a Galeria foi também palco de concertos musicais, tertúlias, conferências, workshops e atividades para crianças durante os períodos de férias escolares.

Fonte: Município de Barcelos
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.