28/10 Guimarães

Cycling | Penha, em Guimarães, decide os vencedores do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION

Cycling | Penha, em Guimarães, decide os vencedores do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION

 

 

A Montanha da Penha, em Guimarães, recebe no dia 28 de outubro a última e decisiva prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION que definirá os Campeões Minhotos de Down Hill de 2018. Para o 9º BTT DHI Penha, sexta prova do Campeonato do Minho, é esperada a participação de muitos atletas e de muito público.

 

 

O Campeão do Mundo Universitário de BTT Down Hill, o vimaranense David Martins, assim como o terceiro classificado na mesma competição mundial, o também vimaranense João Pereira, são duas das presenças confirmadas na prova que será disputada pelos melhores atletas da vertente mais radical do ciclismo.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães, o 9º BTT DHI Penha, sexta e última prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, terá início junto ao Mini Golfe da Penha, numa pista de Down Hill onde se destaca a paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares.

Além das categorias de competição, a última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que contará com cronometragens a cargo da SportChip, será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

A prova incluirá um período para treinos de competição entre as 10h00 e as 12h00 e as 10h30 e as 12h00 na categoria de promoção, realizando-se uma manga de qualificação às 13h30 e a manga final, em sistema de manga única às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 16h30.

A participação no 9º BTT DHI Penha é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção. O secretariado para confirmação das inscrições decorrerá entre as 9h00 e as 10h00 horas, para a promoção, e  as 10h00 horas e as 12h00 horas, para a competição. As pré-inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.

David Martins revelou entretanto que a Associação de Trilhos e Pistas de BTT da Penha esteve a preparar uma pista, a que chamam “a pista do sonho” mesmo ao lado daquela onde se vai desenrolar esta prova de BTT, em Guimarães. Esta outra pista foi alvo de obras de manutenção e melhorias, em finais de setembro, pelo que se espera venha a manter-se em excelentes condições para a prática da atividade.

Esta associação sem fins lucrativos “está a ser criada  com o objetivo de manter, melhorar e criar trilhos e pistas para as atividades de Downhill e Enduro na encosta da Penha em Guimarães. Assim, ao longo do ano, “serão organizados 6 dias por ano para os membros da Associação procederem a melhorias e criação de novos trilhos na Penha. Para ser sócio basta comparecer pelo menos em 4 dias de manutenção por ano”. David Martins espera que quanto mais membros façam parte desta associação mais fácil seja  organizar, junto dos responsáveis, as devidas autorizações para os trabalhos a efetuar. Dado o acréscimo de movimento previsto para a Penha, David Martins espera que haja maior “capacidade de negociação com o Teleférico para se conseguir maiores descontos e, quem sabe, incentivos da Câmara Municipal de Guimarães”.

O 9º BTT DHI Penha tem o apoio das seguintes entidades: Município de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Design, AFAcycles, Salvaggio, SportChip e Hotel ibis – Guimarães.

Na última edição do DHI da Penha, Rui Teixeira e Ana Leite venceram em elites o 8º BTT DHI Penha, quarta etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION de 2017. Na pista vimaranense, com um traçado renovado, também saíram vencedores Vítor Ferreira, em juniores, João Batista, em cadetes, Manuel Bessa, em master 30, Antero Oliveira, em master 40, António Freitas, em master 50, Luís Costa em promoção, e Getpro / Linhas Afemar / Torcatense, por equipas.

 

Fonte: Associação de Ciclismo do Minho

Imagens: David Martins / ATP

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

 

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.