27/9 Guimarães
Artes Visuais | CIAJG abre as portas aos primeiros alunos da UMinho

Pub
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e a Universidade do Minho (UM) concretizaram uma parceria que tem a ambição de fundar em Guimarães e em Portugal um modelo colaborativo inovador em torno de uma ideia de formação artística alargada e aplicada.
No âmbito de um seminário conjunto do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e Curso de Artes Visuais da Universidade do Minho, os primeiros alunos a frequentar a licenciatura visitam esta quinta-feira, 27 de setembro, o CIAJG, às 18h30.
O arranque desta parceria acontece por ocasião da Conversa entre o artista Pedro A.H. Paixão e o filósofo Jorge Leandro Rosa, no Gabinete de Desenho (Sala 4) – em torno da exposição “Mundo Flutuante”, patente no CIAJG.
Filósofo, ensaísta e tradutor, Jorge Leandro Rosa foi professor durante vinte anos do ensino superior. Publicou dezenas de ensaios e artigos em revistas culturais nacionais e estrangeiras, tendo sido coeditor da revista Nada e colaborador dos jornais Público e O Independente. Atualmente, é investigador integrado do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Lançou a Rede do decrescimento em Portugal.
O artista plástico Pedro A. H. Paixão desenvolve há mais de duas décadas estudos e prática artística sobre desenho. Publicou vários ensaios sobre a “possibilidade” de vida gráfica e dirige a coleção de ensaios “Disciplina sem nome”, para a Documenta / Fundação Carmona e Costa, Lisboa. É membro integrado do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. O seu trabalho é representado pela Galeria 111 em Lisboa e pela Iréne Laub Gallery, em Bruxelas.
O Seminário conjunto entre CIAJG e o Curso de Artes Visuais baseia-se no programa de conversas públicas, a decorrer uma vez por mês, à exceção de dezembro, julho e agosto.
A Licenciatura em Artes Visuais, a funcionar no polo de Azurém, em Guimarães, apresenta-se como uma proposta inovadora de integração das várias linguagens e técnicas da Arte Contemporânea, oferecendo uma formação estruturante e diversificada que permite ao aluno elevado grau de autonomia nas suas escolhas vocacionais. Beneficiando da experiência de excelência vinte anos da EAUM no ensino da Arquitetura, Design e Desenho, proporciona-se agora o primeiro ciclo em Artes Visuais, completando assim o espaço da formação na área da Criatividade, da criação estética e formal.
Fonte: Município de Guimarães
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Dotação orçamental do concurso de 2020 dobrou em relação ao ano anterior
Artes | 110 projetos nas áreas de Criação e Edição beneficiados por Programa de Apoio a Projetos de interesse cultural

Novo aterro sanitário em Covelas incomoda trofenses, mas poderá também perturbar vida de tirsenses e famalicenses
PAN quer ver esclarecida eventual ligação entre aterros sanitários da Trofa e de Santo Tirso

17/9 Vila Nova de Famalicão
Ano Letivo | Paulo Cunha na abertura oficial em Ribeirão; Município oferece manuais ou fichas de apoio até 7º ano

‘Formar Futuro: Cidades’ reúne autarcas de Guimarães, Barcelos e Braga no Campus de Azurém da Universidade do Minho assinalando o Dia do Emprego
Escola de Engenharia debate futuro das cidades em Guimarães

Intervenções agora aprovadas integram pacote de investimento de quase três milhões de euros anunciado anteriormente
Urbanismo | Famalicão avança com novas obras de saneamento básico
Comente este artigo
Only registered users can comment.