‘Contra Todas as Formas de Racismo’, Benetton apresenta campanha com modelos completamente nus

Pub
A United Colors of Benetton acaba de avançar com uma nova campanha de comunicação a propósito do lançamento da sua nova coleção Outono/Inverno 2018. O responsável pela mesma é Oliviero Toscani, a quem a marca se voltou a unir em 2017 e cujos primeiros resultados da colaboração entre ambos já surgiram em finais do ano passado.
Dezassete anos depois, Oliviero Toscani regressou à Benetton, mas é como se ele nunca tivesse saído. Corria o final de 2017 e aquele que é possivelmente o mais conhecido fotógrafo de moda de todo o mundo voltou a lançar uma nova dose de energia para a marca com uma nova campanha de comunicação – sim, Toscani não quer que se chame publicidade ao seu trabalho -para o grupo de moda italiano. O nome da campanha, tal como as imagens já conhecidas, dizem tudo – Naked. Nus, como S. Francisco…
Assim, em vez de apresentarem vestuário e/ou acessórios da marca, os 9 modelos apresentados, de diferentes etnias, encontram-se abraçados, sem vestuário. “Contra todas as formas de racismo”.
De acordo com declarações prestadas, aquando do seu regresso, à WWD – Women’s Wear Daily, na Fabrica, o think tank criativo por si preparado, para a Benetton, em 1994, Toscani referiu que “essa é uma maneira antiga de pensar, não fazemos isso”.
Dezassete anos depois da separação, a marca de moda italiana renovou uma colaboração com o fotógrafo que fez história nos anos 80 e 90 pelas suas campanhas repletas de imagens fotográficas controversas sobre temas tão diversos como a pena de morte, a sida, o racismo, a poluição e a homossexualidade, entre outros. As suas campanhas mais explícitas e transgressivas para a Benetton incluíam imagens de um leito de morte de um doente de sida, um beijo erótico entre um padre e uma freira, um negro com uma prótese num braço feita a partir de uma colher e um cavalo negro cobrindo uma égua branca, por exemplo. Desta feita, o primeiro trabalho de Toscani para a Benetton foi uma nova campanha que teve como pano de fundo a integração cultural e étnica.
Segundo consta, terá sido Luciano Benetton ele mesmo, o patriarca da família recentemente falecido, que terá desempenhado um papel significativo na reativação desta colaboração com Oliviero Toscani, o mais impactante de todos os marketeers com quem a empresa tem vindo a trabalhar desde 1965 na sua estratégia comunicaional. O grupo tem entretanto vindo a renovar as suas operações comerciais reorientando a sua oferta de produtos numa tentativa de levar ainda mais longe a marca United Colors of Benetton.
Hiperligações:
Naked, by United Colors of Benetton – youtube
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obrigado.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.