Barcelos

Livros Escolares | Município de Barcelos mantém aposta no Banco de Livros Escolares para famílias mais necessitadas

Livros Escolares | Município de Barcelos mantém aposta no Banco de Livros Escolares para famílias mais necessitadas

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos vai, pelo segundo ano consecutivo, implementar o Banco de Livros Escolares. Este, no ano letivo 2018/2019, irá permitir o empréstimo de manuais escolares aos alunos que agora ingressam no 3º ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 7º ano, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho.

 

A medida implica um investimento municipal próximo dos 70 mil euros, destinados à aquisição de cerca de 5000 manuais escolares de disciplinas nucleares como português, matemática, história e geografia, inglês e ciências naturais.

Esta medida, em complemento com a do Ministério da Educação, vai permitir a cobertura de livros gratuitos até ao 7.º ano a alunos que se encontrem no escalão B e C da Segurança Social. Recorde-se que a Câmara Municipal de Barcelos já oferecia gratuitamente os manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo e agora passa também a oferecer os Cadernos de Atividades a estes alunos, desde que se encontrem nos escalões B e C.

O Banco de Livros trata-se de uma iniciativa de disponibilização gratuita de manuais escolares e funcionará a título de empréstimo. Cada Agrupamento de Escolas ficará responsável pela constituição e gestão do seu Banco de Livros Escolares, com normas e procedimentos definidos por regulamento próprio, coordenando assim os empréstimos de manuais, sem custos para as famílias.

Os encarregados de educação que pretendam ter acesso aos manuais escolares deverão oficializar o pedido junto do seu Agrupamento, sendo que, quem beneficia dos livros durante um ano letivo deve garantir uma prudente utilização dos manuais para que voltem a ser emprestados no ano letivo seguinte.

A promoção da reutilização dos manuais escolares, a diminuição dos custos de aquisição de livros por parte das famílias e o incentivo a boas práticas de proteção e educação ambiental junto das gerações mais novas são os principais objetivos do Banco de Livros Escolares.

Para qualquer esclarecimento de dúvidas sobre o Banco de Livros Escolares efetue o contacto via email.

 

 

Fonte: Município de Barcelos

 

Imagem de destaque: Manuais escolares – 7º ano (Gisela Rodrigues; fotografia)

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.