Artes Marciais | Vitor Assis: A Academia de Avidos está bem viva e recomenda-se

Artes Marciais | Vitor Assis: A Academia de Avidos está bem viva e recomenda-se

Pub

 

 

A Academia de Artes Marciais de Avidos, que conta já com mais 30 anos de história, encerrou a época 2017/18 com uma bonita foto de família. O clube-escola retomou a sua atividade em finais de 2017 e está a retomar os bons níveis de adesão e atividade que já havia registado noutros tempos.

Atualmente, a Academia de Artes Marciais de Avidos proporciona aos seus praticantes DSP-Defesa e Segurança Pessoal, que é um sistema misto que engloba 4 estilos de base, dois de defesa pessoal(Jiu-Jitsu e Tai-Jitsu) e dois vocacionados para os desportos de combate(Muay Thai e Kick Boxing). Ao todo, os praticantes são já mais de 25, divididos em duas sub-classes de maiores e menores de 12 anos.

Depois de ter dado início à sua atividade com o Mestre José Carlos Costa (5.º DAN, com os títulos de Campeão do Mundo, Campeão Ibérico e Campeão Nacional no currículo), em que atingiu grandes glórias nacionais e internacionais, a Academia de Artes Marciais de Avidos esteve parada ou em atividade pouco expressiva, apesar de, entre os seus membros, a Academia de Artes Marciais de Avidos contar com diversos elementos que já se sagraram campeões nacionais, ibéricos, europeus e até mesmo campeões do mundo.

Entretanto, a Academia teve duas interrupções relevantes, a primeira das quais em finais dos anos 90, dado o Mestre José Carlos Costa ter mudado a sua residência para Rio Tinto. A Academia retomaria as suas atividades entre 2008 e 2014, mas sem grande expressão.

Em novembro de 2017, um grupo de antigos alunos, em conjunto com o Mestre José Carlos Costa (5.ºDAN – cinto preto), o Mestre Cláudio Teixeira (1.º DAN – cinto preto e atual responsável técnico),  Pedro Ribeiro (3.º Kyu – cinto castanho), Paulo Silva (4.º Kyu – Cinto Azul, também Campeão do Mundo e Campeão Nacional)) e Vitor Assis (1.º DAN – cinto preto – também Campeão do Mundo, Campeão da Europa e Campeão Nacional no currículo). Este último, refere-nos que decidiram “agarrar este projeto” e que estão neste momento “em processo de criação de uma associação.” Vitor Assis assinala ainda o facto de todos os envolvidos na direção deste projeto serem atletas de relevo e possuidores de uma “grande quantidade de troféus de equipa dos campeonatos e eventos nacionais e internacionais do passado.”

Sobre o Mestre José Carlos Casto, ponto de união dos atuais líderes da Academia, Vitor Assis recorda que “o ex-militar das forças especiais Comandos era extremamente rigoroso, disciplinado e com uma forte capacidade motivacional. A sua era uma escola grande e de enorme qualidade, com praticantes que faziam mais de 15 Km para vir treinar, “quer fizesse chuva ou quer fizesse sol”. O grupo de então assemelhava-se quase a um “grupo religioso” de fiéis praticantes.”

A  Academia de Artes Marciais de Avidos, hoje sob a égide do Mestre Cláudio Teixeira (1.º DAN), que em pouco mais de meio ano, foi capaz de reunir o passado com o futuro, gerando uma família com mais de 20 elementos, onde a idade ou sexo, são caracteristicas sem relevo, neste ar salutar que se respira.

VN ONLINE | Academia de Artes Marciais de Avidos - Vitor AssisTodos os sonhos carecem de responsabilidade, mas também de criatividade para conseguirem a sua concretização. “Neste aspeto, ao longo do ano 2017-2018, a Academia de Avidos contou com o apoio da A.Cu.R.A. e da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, em particular do seu presidente António Gomes, que desbloqueram a utilização de instalações de modo a permitir o funcionamento da Academia num dojo provisório enquanto um local definitivo não seja estabelecido”, congratulou-se Vitor Assis.

No ano 2017-2018, a Academia de Artes Marciais de Avidos, não teve ainda tempo suficiente para preparar atletas para competição, embora Vitor Assis mencione que a mesma já retomou “este objetivo no final do ano”, começando a preparar-se para a nova época de 2018-2019, com início a 1 de Setembro.

Ao longo do ano, a Academia participou nos seguintes encontros:

  • Super-Seminário Internacional da Federação de Ju-Jitsu Portugal 2018, que se realizou em Tavira, em 27 e 28 de Abril, onde estiveram 27 Grandes Mestres, em representação de vária Federações Internacionais;
  • II Tai Kai Ibérico, a 16 de Junho, no Pavilhão Desportivo de Delães, apresentando uma demonstração técnica;
  • III Evento Internacional de Krav Maga, com a duração de 3 dias (20horas) de treino anti-terrorismo e exercício militar, no Regimento de Infantaria N.15 em Tomar; e
  • Estágio Internacional de Nihon Tai-Jitsu, em São João da Madeira, nos dias 14 e 15 de Julho.

VN ONLINE | Academia de Artes Marciais de Avidos - Vitor Assis

Para além desta atividade, e com a qual efetivamente irá concluir a sua atividade do ano, “a Academia de Artes Marciais de Avidos tem estado a preparar os alunos para o estágio nacional que irá ocorrer já nos próximos dias 28 e 29 de Julho. Nesse encontro, grande parte dos praticantes serão submetidos a exames de graduação”, concluiu Vitor Assis.

Classes:

Crianças (até aos 12 anos)
segundas e quintas-feiras, das 19h15 às 20h00

Jovens (maiores de 12 anos) e adultos
segundas e quintas-feiras, das 20h00 às 21h00

Treino suplementar e de conjunto: sábados, das 15h00 às 16h00h (na ausência de outras atividades oficiais)

 

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.