Tempo de verão é tempo de leitura, mas também de passeios ao ar livre, em especial ao final da tarde e noite. Grande parte dos municípios portugueses escolhe esta época do ano para realizar determinadas atividades, nomeadamente feiras do livro. Barcelos não é exceção. Assim, entre os dias 6 e 15 de julho realiza-se a 36.ª edição da Feira do Livro de Barcelos. A feira terá a sua localização entre a Avenida da Liberdade e o Largo da Porta Nova. Como tema deste ano, o Município de Barcelos escolheu a importância da cultura e dos livros para a paz e a coesão social.
José Milhazes, Joana Amaral Dias, Valter Hugo Mãe e Ricardo Carriço são alguns dos nomes mais sonantes do programa. Os escritores barcelenses terão lugar de grande destaque neste certame que, como habitualmente, contempla um espaço reservado ao público infanto-juvenil com muitas atividades diárias.
A 36.ª edição da Feira do Livro de Barcelos conta com a presença de mais de 90 editoras, que se fazem representar por 18 livreiros, distribuidores e alfarrabistas. O horário de funcionamento será entre as 17h00 e as 24h00 todos os dias.
Destaques da Feira do Livro de Barcelos
No dia 6, às 17h30, o programa inicia com uma visita aos editores e livreiros presentes no evento. Às 18h30, realiza-se a sessão inaugural com a presença de Fernando Baptista Pereira, adjunto do Gabinete do Ministro da Cultura, que também participará, às 21h00, na tertúlia “Miguel Ventura Terra: o arquiteto da República”, juntamente com José Pedro Tenreiro, Ana Marques, Margarida Acciaiuoli e Fernando Miguel (moderador).
No mesmo dia, às 22h00, o conceituado jornalista José Milhazes, ex-correspondente da SIC na Rússia, lança o livro “Lavrenti Béria – um carrasco ao serviço de Estaline”. No dia 7, às 22h00, a ex-deputada à Assembleia da República e psicóloga Joana Amaral Dias apresenta a sua mais recente obra, “Sonhos Públicos”.
Além da literatura, também a música será trazida a debate, no dia 11, através da tertúlia “As palavras e as guitarras”, com os músicos de rock António Manuel Ribeiro (UHF) e Sérgio de Castro (Trabalhadores do Comércio).
No dia 14, o destaque vai para a apresentação do livro do músico e ator Ricardo Carriço, “A Verdade de cada um”. Esta 36.ª edição da Feira do Livro termina no dia seguinte, 15, com destaque para a conversa do escritor Valter Hugo Mãe com Eduardo Figueiredo.
Montra de excelência dos autores locais, a Feira do Livro promove diariamente, às 18h00, uma sessão de autógrafos com escritores de Barcelos, tendo sido selecionados os autores com mais de uma obra literária publicada: Domingos da Calçada e Inês Faria (dia 7), Rui Sousa Basto e Joana Luísa Matos (dia 8), Alberto Serra e Manuel José (dia 9), Bernardete Costa e Conceição Carvalho (dia 10), António Magalhães, Avelino Mesquita e Fernando Pinheiro (dia 11), Flávio Lopes da Silva, José Ilídio Torres e M. Branco de Matos (dia 12), Frei Lopes Morgado (dia 13), Evandro Morgado e José Pedro Lima Reis (dia 14), Maria das Dores e Maria Isabel Cunha (dia 15).
Muitas atividades para o público infanto-juvenil
A Feira do Livro contempla um vasto programa para o público infantil e juvenil com diversas atividades diárias: pinturas faciais, jogos didáticos, mural de pintura, desenhos para colorir e conversas com vários autores, como Pedro Seromenho (dia 6), Sérgio Macedo (dia 8), Zetho Cunha Gonçalves (dia 10), José Fanha (dia 12) e Joana Luísa Matos (dia 14).
O certame conta ainda com animação musical, destacando-se os concertos de Telmo Pires, que irá apresentar o seu mais recente disco, “Ser Fado” (dia 6), de Beni Mizrahi & The Soulbenders (dia 7), da Arts Academy de Barcelos, que leva ao palco o espetáculo “Street Art” (dia 8), e de Daniel Pereira de Cristo (dia 13).
Todos os dias haverá animação de rua pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.