Fábrica de Histórias | Um livro… #06: ‘O Regresso’ de Natalia Chernysheva

Fábrica de Histórias | Um livro… #06: ‘O Regresso’ de Natalia Chernysheva

Pub

 

Olá meus amores e amoras,

No «Um Livro por semana… Por Clara Haddad» desta semana apresento um livro fque fez-me viajar no tempo… no tempo em que era pequenina e podia brincar com os pés descalços no quintal, subir nas árvores, ficar toda suja de lama e saborear a presença da minha avó… Que tempo maravilhoso! «O Regresso», de Natalia Chernysheva, publicado em Portugal pela Bruáa, causou-me essa linda e emotiva sensação.

Como pode um livro sem palavras dizer tanto? Mas sim…diz! Através da narrativa visual somos conduzidos para um caminho onde vemos refletidos todos os nossos regressos e todos os reencontros. Regressamos a recordações de espaços, cheiros, sons e pessoas que nos acolhem na sua invariabilidade ou com a surpresa de pormenores que nos atingem pela primeira vez.

Quem nunca achou maior a escada da casa? Ou um armário? Uma mobília diferente do que lembrava? -depois de voltar a uma casa onde esteve na infância. Nós, já adultos, recuperamos, naquele espaço, memórias gigantes, num cenário agora de casa de bonecas…

Também, com o regresso, refletimos sobre o desarrumo das malas e das ideias ou talvez sonhos que levávamos bem aconchegadas quando partimos. Mas acima de tudo, e porque nem tudo cabe nas malas, porque excede o peso, regressamos para renovar forças nos lugares, nas palavras e nos abraços de quem nos espera. Porque tudo começa e acaba na família, regressamos e regressaremos sempre para ela! É o nosso ninho. Nossa base.

A força dessa mensagem impactou-me. Em pouco mais de um minuto, esta encantadora história tem a capacidade de despertar um sentimento universal em todos nós porque demonstra a imensa importância da família nas nossas vidas. Eu sou 1000% ligada à família e minha vida se alimenta de chegadas e partidas… Lidar com isso nem sempre é fácil! Mas enfim… Vamos ao livro… 🙂

«O Regresso» é um livro sem palavras que é quase um “dicionário de saudades completo”. É comovente, sobretudo para os leitores que tiveram uma infância feliz junto dos avós e que sentem hoje alguma nostalgia desse passado. A narrativa visual conta sobre uma menina que regressa a casa da avó. Suas sensações e impressões. À chegada, a avó recebe-a, minúscula, agarrando-lhe a perna por não lhe alcançar todo o corpo. Juntas partilham o cheiro da sopa que cozinha no tacho, o sabor da fruta acabada de descascar, invertendo papéis do passado numa viagem de reencontros.

Voltar à casa dos avós, onde se viveram os melhores episódios da infância, é encontrar as divisões mais pequenas, as mobílias mais baixas e os corredores mais curtos. Por lá sentimos as saudades da infância engolida pelo passado distante.

VN Online | Clara Haddad - Um livro por semana # 06 O Regresso, de Natalia Chernysheva

A origem do livro foi um curta de animação que nos fornece um olhar simbólico sobre a sensação que temos ao voltar para casa após um período longe de “nossas raízes”.

Impossível não se identificar!

VN Online | Clara Haddad - Um livro por semana # 06 O Regresso, de Natalia Chernysheva.

O Regresso, de Natalia Chernysheva

Editora Bruáa

O livro custa 12,50 € em Portugal. Fiz uma pesquisa e não encontrei a publicação no Brasil.

Um livro sem palavras que nos diz tanto. Uma narrativa onde vemos reflectidos todos os nossos regressos e todos os reencontros nessa casa comum à qual desejamos sempre voltar.

Le retour, de Natalia Chernysheva – filme de animação

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do Autor

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; [email protected] .

Comente este artigo

Only registered users can comment.