Olá meus amores e amoras,
No «Um Livro por semana… Por Clara Haddad» desta semana apresento um livro fque fez-me viajar no tempo… no tempo em que era pequenina e podia brincar com os pés descalços no quintal, subir nas árvores, ficar toda suja de lama e saborear a presença da minha avó… Que tempo maravilhoso! «O Regresso», de Natalia Chernysheva, publicado em Portugal pela Bruáa, causou-me essa linda e emotiva sensação.
Como pode um livro sem palavras dizer tanto? Mas sim…diz! Através da narrativa visual somos conduzidos para um caminho onde vemos refletidos todos os nossos regressos e todos os reencontros. Regressamos a recordações de espaços, cheiros, sons e pessoas que nos acolhem na sua invariabilidade ou com a surpresa de pormenores que nos atingem pela primeira vez.
Quem nunca achou maior a escada da casa? Ou um armário? Uma mobília diferente do que lembrava? -depois de voltar a uma casa onde esteve na infância. Nós, já adultos, recuperamos, naquele espaço, memórias gigantes, num cenário agora de casa de bonecas…
Também, com o regresso, refletimos sobre o desarrumo das malas e das ideias ou talvez sonhos que levávamos bem aconchegadas quando partimos. Mas acima de tudo, e porque nem tudo cabe nas malas, porque excede o peso, regressamos para renovar forças nos lugares, nas palavras e nos abraços de quem nos espera. Porque tudo começa e acaba na família, regressamos e regressaremos sempre para ela! É o nosso ninho. Nossa base.
A força dessa mensagem impactou-me. Em pouco mais de um minuto, esta encantadora história tem a capacidade de despertar um sentimento universal em todos nós porque demonstra a imensa importância da família nas nossas vidas. Eu sou 1000% ligada à família e minha vida se alimenta de chegadas e partidas… Lidar com isso nem sempre é fácil! Mas enfim… Vamos ao livro… 🙂
«O Regresso» é um livro sem palavras que é quase um “dicionário de saudades completo”. É comovente, sobretudo para os leitores que tiveram uma infância feliz junto dos avós e que sentem hoje alguma nostalgia desse passado. A narrativa visual conta sobre uma menina que regressa a casa da avó. Suas sensações e impressões. À chegada, a avó recebe-a, minúscula, agarrando-lhe a perna por não lhe alcançar todo o corpo. Juntas partilham o cheiro da sopa que cozinha no tacho, o sabor da fruta acabada de descascar, invertendo papéis do passado numa viagem de reencontros.
Voltar à casa dos avós, onde se viveram os melhores episódios da infância, é encontrar as divisões mais pequenas, as mobílias mais baixas e os corredores mais curtos. Por lá sentimos as saudades da infância engolida pelo passado distante.
A origem do livro foi um curta de animação que nos fornece um olhar simbólico sobre a sensação que temos ao voltar para casa após um período longe de “nossas raízes”.
Impossível não se identificar!
.
O Regresso, de Natalia Chernysheva
O livro custa 12,50 € em Portugal. Fiz uma pesquisa e não encontrei a publicação no Brasil.
Um livro sem palavras que nos diz tanto. Uma narrativa onde vemos reflectidos todos os nossos regressos e todos os reencontros nessa casa comum à qual desejamos sempre voltar.
Le retour, de Natalia Chernysheva – filme de animação
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL