Poluição | Bloco de Esquerda considera indispensável entrada em funcionamento da ETAR de Areias de Vilar

 

Pedro Soares, deputado eleito pelo circulo eleitoral de Braga, acompanhado por dirigentes do Bloco de Esquerda – Barcelos, nomeadamente José Maria Cardoso, deputado municipal, esteve, na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, em visita ao Rio Cávado, para analisar os níveis de poluição em que o rio se encontra..

Em declarações à imprensa, Pedro Soares, afirmou que nessa visita “ficou demonstrada a necessidade absoluta de colocar em funcionamento a ETAR de Areias de Vilar”, uma vez que as ETARs atualmente em funcionamento se encontram “obsoletas e a processar acima das capacidades.” Devido a este facto, acabam por drenar efluentes diretamente para o Rio Cávado, agravando o estado do rio. Para o deputado bloquista, “é inadmissível que uma infraestrutura construída em 2009, com um custo superior a 10 milhões de euros, não esteja ainda em funcionamento”.

No passeio de barco, no troço próximo da barragem de Penide, foi possível observar as Lagoas de Caíde, em tempos usadas para a extração de areias e entretanto abandonadas. De acordo com Pedro Soares, as Lagoas de Caíde “têm potencial de regeneração elevado, sendo um exemplo da segunda oportunidade que a natureza está a dar”. “Manter aquela área ambientalmente saudável permite melhorar a qualidade do rio, pelo que se deveria avançar com a criação do Parque Ecológico de Barcelos, outrora previsto, mas nunca concretizado”, acrescentou.

O deputado do Bloco de Esquerda esteve ainda na ETA da Águas do Norte, onde é captada a água para 800 mil habitantes de 8 municípios. “Foi possível perceber que o aumento da poluição no rio obriga ao aumento dos reagentes para limpar a água”. Sobre a reorganização laboral em curso naquela empresa pública, Pedro Soares referiu que o Bloco de Esquerda “continua muito preocupado com o prejuízo para as famílias que a deslocalização de trabalhadores representa e com o excessivo recurso a outsourcing“. Estas questões serão abordadas na audição parlamentar do Presidente da Águas do Norte, que se irá realizar na Assembleia da República a 6 de Junho.

 

.

Deixe um comentário