1 3/6 | Braga

GreenFest | Sustentabilidade 4.0 mostra ideias e projetos para preservar o Planeta

GreenFest | Sustentabilidade 4.0 mostra ideias e projetos para preservar o Planeta

 

Em Braga, a 1ª edição do GreenFest realiza-se já entre os próximos dias 1 a 3 de junho no renovado Forum Braga. Aí será celebrado o Dia Internacional da Criança e, em antecipação, o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, e o Dia Mundial dos Oceanos, logo depois, no dia 8.

.

.

O GreenFest é o maior festival de sustentabilidade do país aqui se assinalando o que de melhor se faz nas vertentes Ambiental, Social, Económica e Cultural para preservar o planeta Terra. Costuma decorrer apenas no Estoril, mas este ano, pela primeira vez, estende-se a Braga. Como tal, é uma oportunidade única para descobrir, explorar e partilhar ideias e projetos incríveis em áreas tão diversas como a nanotecnologia, a gastronomia saudável, o glamping, a biodecoração, o turismo de natureza, o wellness, a puericultura, entre muitas outras.

O tema de 2018 é a Sustentabilidade 4.0, o que nos remetendo para a relação entre os avanços da Tecnologia e Economia Digital e os princípios da racionalização de meios e recursos das Economia Circular, Social e da Partilha. Assim sendo os temas abordados nesta enorme feira do ambiente vão da Habitação Sustentável à Inovação Ambiental e Empreendedorismo, passando pelas Comunidades Verdes e Cidadania, Tornar-se Mais Saudável, Viagens Verdes,  Generosidade e Produção de Conhecimento. Os 17 O.D.S. – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -, princípios orientadores da organização, refletem os desafios civilizacionais que enfrentamos e, estando devidamente sistematizados, permitem o estabelecimento de planos de ação concretos e a sua monitorização no contexto de cada comunidade.

O GreenFest é também uma plataforma de partilha de ideias, experiências e melhores práticas, abordando as tendências atuais e contribuindo para uma maior visibilidade de projetos e iniciativas de empresas, instituições e cidadãos que se preocupam com o futuro. 

O GreenFest é um evento destinado a toda a família com atividades, workshops, showcooking, tertúlias, música e muitas experiências vividas na primeira pessoa. Trata-se de uma oportunidade única para viver experiências e aprendizagens sobre as mais diversas formas de contribuir para um mundo mais sustentável.

GreenFest 2018 – teaser

‘Sustentabilidade 4.0 – A oportunidade dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no horizonte 2030″’ é o tema da conferência inaugural do Greenfest, o maior evento de sustentabilidade do País que se realiza entre os dias 1 e 3 de Junho, no Forum Braga.

A conferência tem início agendado para as 9h30, com uma sessão de abertura que irá contar com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, do Embaixador da Noruega, Anders Erdal, da Embaixadora da Suécia, Helena Pilsan Ahlin, e do mentor do Greenfest, Pedro Norton de Matos.

Em debate vão estar temáticas como a indústria, produção e consumo rumo a sociedades sustentáveis e a acção climática e protecção da biodiversidade e ecossistemas.  Entre os conferencistas destaque para a participação de Lars Montelius, director do INL, Carlos Ribas, da Bosch, Doug Allan, documentarista da National Geographic, e Tiago Miranda, director executivo do IB-S.

A inauguração oficial do Greenfest 2018 está marcada para as 12h30, na nave principal do Forum Braga.

V

 

 

..

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.