Braga Romana | Bracara Augusta. Viagem no tempo

Braga Romana | Bracara Augusta. Viagem no tempo

Pub

De 23 a 27 de Maio, a cidade volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta em mais uma edição da Braga Romana. A Braga Romana apresenta-se, na sua XV edição, como um produto cultural de referência, com grande envolvimento comunitário e que gera por si mesma fluxos de turismo cultural direcionados ao património histórico, assente em critérios rigorosos de programação e comunicação.

.

.

“Fundada há mais de dois mil anos, por alturas da Primavera, nasceu a opulenta Bracara Augusta. Sob a proteção dos deuses registou-se para os anais da história e vingou para a eternidade como capital da província romana da Gallaecia (Galiza e norte de Portugal). Que se cumpram as leis de Júpiter!”

O evento Braga Romana faz parte da estratégia de divulgação do conhecimento sobre o património de Bracara Augusta, colocando à disposição do grande público ferramentas de tomada de consciência e reflexão sobre o passado.

Reviver Bracara Augusta transformou-se, assim,  em espaço de democratização cultural e de facilitação da participação ativa a todo o movimento associativo e escolar e de uma ação conjunta que envolve museus, sítios arqueológicos, agentes económicos e culturais que culminam anualmente em 5 dias de celebração.

Em 2018, esta recriação histórica integra na sua programação diferentes propostas de viagem no tempo, em que a economia, a religião, a cultura, a gastronomia, as artes, o ócio, a estética, o desporto, a saúde e a política entre outros temas apaixonam os visitantes de Bracara e mostram o quotidiano na sua completitude, proporcionando uma inspiradora reflexão sobre um mundo distante, mas que na realidade concluímos como tão próximo. Além de variadíssimas propostas das visitas guiadas e encenadas, tertúlias e colóquios, a Braga Romana proporcionará este ano mais de 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espectáculos em palco.

A XV edição coloca à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efetivo com a memória da civilização romana no território bracarense, com a recriação do quotidiano romano nas suas mais diversas áreas. A Braga Romana dá ainda a oportunidade ao público para visitar museus e espaços arqueológicos que, nestes dias, se enchem de vida e novas experiências.

Este ano, o evento conta com o aumento da área de artes e ofícios no Largo de S. João do Souto, apresentando pela primeira vez a recriação da medicina e cirurgia da época, e um reforço da programação infantil com teatro, percursos encenados, marionetas e oficinas.

O programa inclui dois colóquios – Breve Tesauro das Cerâmicas Romanas de Bracara Augusta e Ética e Estética na Roma Antiga -, uma sessão de história local, 10 visitas encenadas pelos sítios arqueológicos da Cidade e 10 visitas guiadas das quais se destacam a ‘Braga Romana Escondida’ a 19 de Maio, a ‘Caminhada na Via Romana XVIII’ no dia 20 e a visita guiada para pessoas com mobilidade reduzida a realizar no dia 24.

No dia 23, destaque para o cortejo infanto-juvenil ‘Ludi Litterarii’ que vai contar com a participação de cerca de quatro mil crianças, e para o rito fundacional de Bracara Augusta. Para o dia 24 está agendado o Senado Romano, no Rossio da Sé, e no dia 25, o IX Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro e o Cortejo Triunfal. O baptizado romano, uma das novidades deste ano, realiza-se a 26 de Maio, no Largo D. João Peculiar. No último dia, 27 de Maio, destaque para o Casamento Romano e para o grande espectáculo de dança que encerra a edição de 2018.

VN Online | Braga RomanaEsta iniciativa acaba por resultar numa oportunidade para a cidade de Braga dialogar com a sua origem e ao mesmo tempo projetar o futuro mostrando o valioso património romano que possui, nomeadamente o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, entre outros espaços que se encontram, em cada rua, passo a passo.

Na apresentação do evento, que decorreu ontem, 11 de Maio, nas Termas do Alto da Cividade, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou que a Braga Romana é um projecto mobilizador da sociedade Bracarense que não resume aos cinco dias do evento, estando presente no dia-a-dia da Cidade: “A Braga Romana é um tributo histórico que se tornou um dos principais momentos de pedagogia, animação e atracção turística da cidade. E mais do que um tributo, queremos que a herança cultural romana sirva como mote para a afirmação de uma marca para o futuro”.

.

.

Programa Braga Romana 2018.

 

Imagens: (Município de Braga – Braga Romana; divulgação fb), exceto cartaz “Breve Tesauro de divulgação das Cerâmicas Romanas de Bracara Augusta, colóquio por Rui Freitas (Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa; divulgação fb).

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.