30/6 a 5/8 | Porto

Festivais de Música | Pianista famalicense Nuno Marques organiza mais uma edição do Porto Pianofest

Festivais de Música | Pianista famalicense Nuno Marques organiza mais uma edição do Porto Pianofest

De 30 de julho a 5 de agosto, a cidade do Porto recebe a terceira edição do Porto PianoFest. Este é um festival internacional de piano, dirigido por Nuno Marques – pianista famalicense radicado em Nova Iorque – e produzido pela cooperativa Cadenza em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

.

.

O Porto PianoFest junta, em masterclasses e conferências, pianistas de renome mundial a jovens estudantes, oferecendo à cidade uma semana de concertos e recitais públicos.

VN Online | Poro Piano Fest 2018Nuno Marques, atualmente a estudar em Nova Iorque e diretor do PianoFest, refere que este festival se propõe, “de um lado, promover o diálogo artístico transatlântico, estabelecendo “um ponto de encontro e proporcionando aos jovens pianistas portugueses e americanos um espaço de intercâmbio cultural e musical de onde possam emergir novos laços e sinergias, e a imagem do Porto e de Portugal, por outro, potenciando a atratividade dos setores do turismo e indústrias culturais, em particular junto dos Estados Unidos da América.”

O espetáculo de abertura realiza-se na Casa da Música e conta com a presença, pela primeira vez em Portugal, dos Stars of American Ballet, um grupo de dança contemporânea formado pelos principais bailarinos das maiores companhias de ballet americanas, como a NYC Ballet e o American Ballet Theater, entre outras.

Na vertente pedagógica, destaca-se, nesta edição de 2018, de entre o quadro docente do Festival, para além do próprio Nuno Marques, a inclusão do pianista Jean Saulnier – professor na Université de Montreal e um dos pianistas canadianos mais destacados da atualidade, bem como de  Jose Ramon Mendez, um dos mais excitantes pianistas espanhóis dos nossos dias, bem como os pianistas convidados Oscar Colomina e João Almeida.

O programa do festival comporta 8 dias de masterclasses e conferências direcionadas a jovens pianistas oriundos dos mais diversos pontos do globo – China, Taiwan, Estados Unidos da América, Vietname, Canadá, Japão e Espanha -, bem como um ciclo de concertos de jovens talentos internacionais. As diversas atividades irão decorrer no Palacete dos Viscondes de Balsemão, Conservatório de Música do Porto e Reitoria da Universidade do Porto.

As inscrições para as masterclasses podem ser efetuadas até 30 de julho.

.

 

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.