3/5 | Guimarães – Biblioteca Municipal Raul Brandão

Livros | Daniel Sampaio apresenta Do Telemóvel para o Mundo: Pais e Adolescentes no Tempo da Internet

Livros | Daniel Sampaio apresenta Do Telemóvel para o Mundo: Pais e Adolescentes no Tempo da Internet

Pub

Amanhã, 3 de maio, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, acolhe a apresentação do último livro, sob a chancela da Editorial Caminho, do reconhecido psiquiatra Daniel Sampaio.

.

.

Daniel Sampaio está de regresso a Guimarães para apresentar o seu mais recente livro, lançado oficialmente há menos de um mês atrás, a 11 de abril. Aquele que é um dos mais reputados psiquiatras portugueses estará em Guimarães a apresentar a obra “Do Telemóvel para o Mundo: Pais e Adolescentes no Tempo da Internet”.

VN Online | Libro Do telemóvel para o mundo, de Daniel Sampaio“Drogas, álcool e sexualidade continuam a ser questões que marcam a adolescência. Mas agora também se vivem na Internet, essencialmente através do telemóvel”, refere o jornal Público na introdução a uma recente entrevista a Daniel Sampaio a propósito do lançamento de Do telemóvel para o mundo, em que Daniel Sampaio apresenta um guia de sobrevivência nas relações entre pais e filhos adolescentes, de modo a que a Internet – essa coisa maravilhosa, no dizer do próprio – seja forma de aproximação e não de conflito.

“Entre jogos, Instagram, Facebook, WhatsApp, Snapchat, YouTube, etc. etc., os adolescentes navegam, navegam, até os perdermos de vista. O que fazer para que não se afastem da costa? Que fazer para os resgatar para cá da linha do horizonte?”. São estas algumas das questões levantadas por Daniel Sampaio.

Especialista de psiquiatria desde 1976, Daniel Sampaio desenvolveu novas intervenções terapêuticas, em particular no tratamento de adolescentes em risco e de suas famílias. Foi um dos introdutores da terapia familiar sistémica em Portugal e ligou essa prática a muitos contextos, como a escola, a Saúde Mental, a Medicina Familiar e a Justiça. No campo da investigação, os seus trabalhos mais relevantes relacionam-se com o suicídio juvenil, as doenças do comportamento alimentar e as crises do casamento e da família.

Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Lisboa até à sua jubilação (2016), foi responsável pelo ensino de várias disciplinas e coordenou Cursos de Mestrado. Diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria (2014/2016), desenvolveu projetos inovadores na perspetiva do reforço do Serviço Nacional de Saúde. Daniel Sampaio escreveu 27 livros e cerca de uma centena de artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras.

O livro Do Telemóvel para o Mundo: Pais e Adolescentes no Tempo da Internet, que acaba de sair para as livrarias, está a ter uma grande repercussão na imprensa, na rádio e na televisão.

.

VN ONline | Biblioteca Raul Brandao em Guimarães

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.