Hoje em dia as empresas são obrigadas a desempenhar uma tarefa adicional, que é bastante desafiante: estar Online.
E estar online não significa apenas ter um website ou criar perfis nas redes sociais. Afinal, quase todas as empresas já o fazem. No entanto, poucas são as que utilizam estes meios para prosperar. A transformação digital das empresas começa nas pessoas, não na tecnologia. É toda uma alteração da forma como pensamos e agimos perante o mundo digital. Este é o passo mais importante a dar.
Para demonstrar a importância das novas tecnologias nos negócios, elegi 5 pontos, que pretendo partilhar com o leitor:
Confiança/credibilidade
Todos os potenciais clientes vão, de certa forma, procurar pela sua empresa na internet, bem como as empresas concorrentes. Certamente vai querer transparecer uma imagem de confiança, da mesma forma que cuida da montra da sua loja, para atrair as pessoas a entrar. Existem imensas formas de estarmos presentes online: website, redes sociais, perfis em diretórios de empresas, ferramentas da Google, etc. Deverá pensar em cada uma das ferramentas como uma das suas montras.
Estar onde os clientes estão
De acordo com estudo da Marktest, o número de utilizadores de Internet aumentou 11 vezes nos últimos 20 anos. Em 1997 a taxa era de 6,3%. Em 2017 a taxa foi de 68,8%. Estes números indicam que quando precisamos de algo, o primeiro lugar a procurar é na Internet. Se o nosso negócio não está lá, então estamos a perder um fluxo gigantesco de potenciais clientes.
Aberto 24/7
Com este “boom” da internet, temos agora a comodidade de procurar por produtos/serviços a qualquer hora, em qualquer lugar. Podemos assim afirmar que já é possível ter negócios abertos 24h. Uma grande parte das empresas que estão online, recebem pedidos, compras, solicitações, mensagens e e-mails entre as 19h e as 00h. Isto acontece porque a maior parte das pessoas tem mais tempo à noite para procurar o que precisa.
Redução de custos
A publicidade e marketing online é muito mais acessível que os meios tradicionais (outdoors, panfletos, tv, rádio…). Além disso, tem a vantagem de poder escolher o público alvo ao mais ínfimo pormenor, medir o impacto de cada campanhae fazer ajustes diários, entre outros. Face aos meios tradicionais, a utilização de ferramentas digitais para publicidade e marketing pode representar reduções de 70% no investimento.
Recrutamento
Hoje em dia é cada vez mais difícil recrutar bons colaboradores. De há uns tempos para cá, comecei a observar o comportamento de bons profissionais quando estão à procura de emprego. Todos fazem a mesma coisa: Candidatam-se, de preferência, para empresas que transparecem uma boa relação com os colaboradores, organização e perspetivas de progressão. E como é que eles decidem? Vão “vasculhar” tudo, mesmo tudo sobre as empresas. Online. Se as empresas têm uma presença online forte, dão a entender que são modernas, dinâmicas e preparadas para acompanhar os novos tempos. Agora coloque-se do lado do candidato.
É claro que existem inúmeros pontos que poderia salientar aqui, no entanto considero estes como fundamentais e mais simples de demonstrar.
Esta mudança de paradigma, fruto da explosão dos novos meios de comunicação, veio mexer com todos os negócios, da mesma forma que a revolução industrial o fez há 70 anos atrás. Nessa época, muitos aproveitaram a vantagem competitiva e conseguiram prosperar, outros não se adaptaram e acabaram por desaparecer. Neste momento, estamos a assistir a uma nova revolução. A história repete-se, basta olhar para o passado e aprender com ele.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.