Saúde & Nutrição | Vitaminas. Micronutrientes indispensáveis

Saúde & Nutrição | Vitaminas. Micronutrientes indispensáveis

Pub

Todos os alimentos aportam ao nosso corpo os mais diversos nutrientes. Todos já ouvimos falar em proteínas, hidratos de carbono, lípidos e vitaminas e sais minerais. Cada qual tem a sua importância relativa, donde a importância de uma alimentação variada e equilibrada. Dentre eles, as vitaminas desempenham um papel regulador no nosso organismo.

.

O que são vitaminas?

São substâncias químicas presentes em grande parte dos alimentos, em maioria nas frutas e verduras, ou então na nossa flora intestinal, a Vitamina K, ou ainda na nossa pele através da radiação solar, por exemplo a vitamina D.

São consideradas como micronutrientes, pois a quantidade que necessitamos das mesmas é reduzida.

Há 2 grupos de vitaminas: as lipossolúveis, A, D, E, K e as hidrossolúveis, vitamina C e as vitaminas de complexo B (B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, niacina, ácido pantoténico, B6, B12, biotina e ácido fólico.

Desempenham variadas funções no nosso organismo, são essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento, interferem em variadas reações químicas, ajudam no processamento dos macronutrientes que ingerimos (hidratos de carbono, proteína e os lípidos), promovem uma boa construção celular, de tecidos e de órgãos. Algumas delas funcionam ainda como antioxidantes

Embora necessitemos de vitaminas em quantidades muito reduzidas. a maior parte da população tem carência de várias delas. É, por isso, estar atento à alimentação para não desenvolver nenhuma carência sendo importante estar a par das inúmeras propriedades e vantagens de cada vitamina, uma vez que alguns dos problemas de saúde com que ocasionalmente nos defrontamos são causados pela falta ou deficiente absorção de certas vitaminas, bem como pelo seu eventual excesso.

Quando o organismo não é capaz de obter as vitaminas de forma natural, a sua suplementação pode ser indicada.

.

.

Imagem de destaque: Cristais de Vitamina C oxidados (a vitamina C é, geralmente, obtida através da fruta, em especial dos citrinos) (Imagem: Spike Walker, em Midi Libre).

.

 

Pub

Categorias: Ciência

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Filipa Santos

Licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Bragança, reconhecida como Nutricionista (cédula nº1231N) pela Ordem dos Nutricionistas. Pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Mais tarde, certificada em Nutrição Desportiva pela WellXProSchool, curso de Diagnóstico Clínico e Nutrição Funcional pela NutriSciense e Curso de Gestão de Peso pela BBY Solutions. Atua na área clínica desde 2010, essencialmente no tratamento de Obesidade e Excesso de Peso. Presta serviços de Nutrição em diversas Farmácias em Braga, Guimarães, Fão e Vila de Conde e no seu espaço de Nutrição em Vila Nova de Famalicão, com várias especialidades: Emagrecimento, Nutrição Desportiva, Funcional, Infantil, entre outros.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.