Fórum Braga 2030 – Desafios à Engenharia e à Sociedade | Ricardo Rio: Queremos uma Braga dinâmica, competitiva, coesa e inovadora

Fórum Braga 2030 – Desafios à Engenharia e à Sociedade | Ricardo Rio: Queremos uma Braga dinâmica, competitiva, coesa e inovadora

Pub

Decorreu, durante a tarde de hoje, 18 de abril, no fórum GNRation, em Braga, cidade repleta de história, mas com os olhos voltados para o futuro, a conferência Braga 2030 – Desafios à Engenharia e às Cidades. Organizada pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), a conferência abordou temas como a Gestão da Floresta em Contexto Urbano, a Gestão do Ciclo da Água e as Alterações Climáticas e a Mobilidade Urbana, Inteligente e Sustentável. A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.

.

.

Numa iniciativa aberta ao público em geral, entre os diversos especialistas presentes, contaram-se António Cunha, ex-Reitor da Universidade do Minho e Professor Catedrático, que apresentou a comunicação O Futuro em 2030 e as Cidades, José Vieira, Engenheiro Civil e Especialista em Engenharia Sanitária, Hidráulica e Recursos Hídricos, docente da Universidade do Minho, José Aranha, Engenheiro Florestal e Especialista em Incêndios, docente da Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro, e Paula Neves, Engenheira Civil e Especialista em Planeamento do Território, da Mobilidade PT, bem como diversos responsáveis de setores autárquicos, incluindo vereadores, relacionados com a temática em discussão.

 

“Estamos a trabalhar para uma Braga dinâmica, competitiva, coesa do ponto de vista social, constantemente inovadora do ponto de vista económico e da gestão urbana e aberta ao mundo”. Foi desta forma, durante o fórum ´Braga 2030 – Desafios à Engenharia e à Sociedade´, que Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, descreveu o caminho que a cidade percorre atualmente.

Na ocasião, o edil salientou que Braga é, atualmente, um dos territórios mais inovadores do país ao nível económico, considerando ser esse um dos traços distintivos do Concelho. “Fruto da cada vez maior ligação às Universidades e ao conhecimento, temos empresas a transformar as suas unidades e a criarem centros de investigação e desenvolvimento. Braga é hoje o sétimo Concelho mais exportador do país. Essa é uma tendência que, certamente, se irá reforçar no futuro, já que são várias as empresas que estão a seguir este caminho e a tirar partido desta ligação ao conhecimento produzido nas Universidades”, afirmou Ricardo Rio, realçando que a capacidade de inovação tem de continuar a ser um dos principais argumentos para atrair população. ”Para termos um território coeso e com altos níveis de desenvolvimento é essencial existir uma economia dinâmica, com recursos qualificados e capaz de gerar emprego”.

O Presidente da Câmara Municipal de Braga destacou a necessidade de juntar a essa componente económica uma qualidade de vida que vá ao encontro das pretensões dos cidadãos. “Uma cidade só pode ser competitiva se complementar a dinâmica económica com padrões elevados de qualidade de vida. Temos efetuado esforços no sentido de garantir respostas ao nível ambiental. Nesse sentido, temos uma empresa municipal, os TUB, que transporta anualmente mais de 11 milhões de passageiros, e outra empresa que faz a gestão integrada e eficaz de todos os serviços ambientais. Por outro lado, importa olhar para as zonas de lazer e fruição da Cidade, área em que temos um enorme manancial para explorar, sobretudo na ligação com o rio Cávado, um destino lúdico, desportivo e ambiental natural para os bracarenses”, acrescentou o autarca.

Por fim, Ricardo Rio destacou a importância de o Município desenvolver uma política concertada do ponto de vista estratégico com as regiões vizinhas. “Tanto ao nível do Quadrilátero como da ligação com a Euro-região, a criação de parcerias resulta numa enorme mais-valia para a criação de uma nova centralidade”, concluiu.

Vila NOva Online | Braga 2030 - Desafios à Engenharia e às Cidades

.

.

Imagem de destaque: Ricardo Rio no fórum Os desafios da Engenharia (Município de Braga; divulgação).

.

Outras imagens: Cartaz do evento.

.

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.