Investimento de 3 milhões de euros para transformam e revitalizam espaço-chave da cidade

Barcelos recupera e reconverte Mercado Municipal

Barcelos recupera e reconverte Mercado Municipal

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou o projeto de execução de “Recuperação e Reconversão do Mercado Municipal de Barcelos”, obra que tem como principal objetivo a transformação e a revitalização daquele espaço.

A autarquia pretende que, no futuro, o Mercado Municipal venha a permitir um funcionamento permanente, com características de contemporaneidade e modernidade. Ainda assim, não é objetivo do Município descaracterizar o atual Mercado, antes pretendendo fazer dele um espaço confortável e acessível a todos, deste modo potenciando o comércio local num espaço edificado de referência e importância para os barcelenses.

Apesar de não se encontrar ainda marcada uma data definitiva para o início das obras, este deverá ocorrer durante 2018. Foi definido um orçamento de cerca de  3.000.000,00€, com IVA incluído, e um prazo de execução de 24 meses.

A intervenção compreende a construção de duas coberturas distintas, com alto pé-direito, sendo uma para o pátio quadrado, a norte, e outra para o espaço retangular central, a sul. A estrutura será metálica, com largas entradas de luz natural termicamente controladas.

Ao centro, desenvolver-se-á um corpo, com acesso a partir da Rua Filipa Borges, com três metros de pé-direito, onde se cruzam os elos de ligação entre os dois núcleos principais.

No primeiro piso, prevê-se a instalação da área de pescado, com os respetivos apoios indispensáveis ao armazenamento. Serão aí instaladas câmaras frigoríficas, bem como existirá produção, armazenagem e venda de gelo, segundo as normas adequadas de utilização. Neste piso está, também, prevista a instalação da área administrativa.

No segundo piso, à volta do quadrado do pátio central, situar-se-á a zona destinada a talhos. Estes serão servidos com carga assegurada por carrinho de transporte apropriado, a partir do posto de cargas e descargas.

A venda dos produtos da terra irá ocupar o outro espaço central mais alongado, retangular, que passará a estar coberto, e incluirá seis lojas de hortofrutícolas do lado poente.

Vila Nova Online | Município de Barcelos recupera e reconverte mMercado MunicipalDo lado nascente, serão estabelecidas lojas para as quais se propõe a ocupação de artesanato, garrafeira, padaria e malhas.

Por último, no extremo sul, será instalado um café-bar que servirá a Praça de Pontevedra nos horários correntes e também o Mercado dentro do seu horário de funcionamento.

Ambos os pisos estarão servidos de instalações sanitárias públicas. Os funcionários do Mercado Municipal terão também disponível uma área de sanitários e vestiário de uso exclusivo que será localizada no 1.º piso.

.

Imagem de destaque: Vista do Mercado Municipal de Barcelos, 1º piso (arquivo do Município de Barcelos).

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

Obrigado.

*

Pub

Categorias: Barcelos, Local, Urbanismo

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.