De sábado, 24, até final do mês, 31, poderemos ter o prazer de assistir a uma série de excelentes concertos de música sacra integrados no Festival de Música Religiosa de Guimarães. O Festival abrirá, no entanto, com uma conferência, a proferir amanhã, 23, por José Maria Pedrosa, subordinada ao tema “As Cantatas e o Espírito Lírico na Paixão e no Requiem.”
.
.
A abertura do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães (FIMRG) acontece com uma Conferência, tendo como orador o professor José Maria Pedrosa. “As Cantatas e o Espírito Lírico na Paixão e no Requiem” é o tema da conferência que se realiza esta sexta-feira, 23 de março, às 18h00, no Museu Alberto Sampaio.
O programa do III Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães contempla grandes coros, excelentes solistas e conjuntos instrumentais. Este é um acontecimento ímpar na cidade e na região, mais a mais porque, de certo modo, corresponde também da melhor forma ao espírito que se vive e se evoca na mística Semana Santa.
Nesta conferência serão apresentados e contextualizados os programas do Festival de Música Religiosa de Guimarães 2018, apresentados pelos artistas convidados, num amplo e diversificado registo de música sacra, entre os quais sobressaem obras cimeiras da música renascentista e barroca, bem como da música romântica e contemporânea, na continuidade do êxito alcançado nas edições anteriores. Entre todas as obras serão convenientemente destacadas duas Missas de Requiem: a Missa pro Defunctis, de Frei Manuel Cardoso e o Requiem à Memória de Camões, de Domingos Bomtempo.
Uma das novidades desta edição do FIMRG será a partilha da direção artística entre Elisabete Matos e Augusto Alvarez. José Maria Pedrosa Cardoso continua como responsável pelas notas ao programa e conferências do Festival.
O programa do Festival Internacional de Música Religiosa contempla os seguintes concertos, entre os dias 24 e 31 de março.
.
Programa:
Sábado, 24
16h30 | Festa Coral (Largo do Município)
21h30 | Quarteto de Cordas de Guimarães (Igreja da Nossa Srª da Oliveira)
Domingo, 25
21h30 | Jovens Cantores de Guimarães (Igreja de S. Francisco)
Segunda-feira, 26
21h30 | Cantatas de Vivaldi (Igreja da Misericórdia)
Terça-feira, 27
21h30 | Canticles de B. Britten (Paço dos Duques de Bragança)
Quarta-feira, 28
21h30 | Grupo Vocal Olisipo (Igreja de S. Domingos)
Quinta-feira, 29
21h30 | Coro Gaos de Galicia (Igreja de S. Pedro)
Sexta-feira, 30
15h01 | Via Dolorosa (Igreja Santo António dos Capuchos)
21h30 | Música para a Paixão (Igreja de S. Francisco)
Sábado, 31
21h30 | Requiem à Memória de Camões, de Domingos Bomtempo (Centro Cultural Vila Flor, grande auditório)
A Orquestra de Guimarães regressa ao palco do CCVF para interpretar o Requiem à Memória de Camões, de Domingos Bomtempo, num dos concertos mais aguardados deste Festival de Música Religiosa de Guimarães 2018. Recorde-se que Bomtempo é, talvez, o mais proeminente músico português de todos os tempos, tendo chegado a ser equiparado a J. S. Bach.
Sob a direção do Maestro Rui Pinheiro, a Orquestra de Guimarães é um projeto cultural criado pela Câmara Municipal de Guimarães que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica.
.
.
Imagem de destaque: Cartaz do Festival de Música Religiosa de Guimaãres 2018 (divulgação)
.
.
Outras imagens: Domingos Bomtempo (retrato a óleo; pintor desconhecido; fotógrafo: José Pessoa; propriedade: DGPC; em MatrizPix).
.
Boa tarde!
Creio que a entrada é livre em quse todos os concertos, publicado muito barata, excepto no concerto de Bom tempo. Experimente contactar CCVF. A ligação é http://ccvf.pt.