23/3 a 31/3 | Festival de Música Religiosa de Guimarães 2018

23/3 a 31/3 | Festival de Música Religiosa de Guimarães 2018

Pub

De sábado, 24, até final do mês, 31, poderemos ter o prazer de assistir a uma série de excelentes concertos de música sacra integrados no Festival de Música Religiosa de Guimarães. O Festival abrirá, no entanto, com uma conferência, a proferir amanhã, 23, por José Maria Pedrosa, subordinada ao tema “As Cantatas e o Espírito Lírico na Paixão e no Requiem.”

.

. 

A abertura do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães (FIMRG) acontece com uma Conferência, tendo como orador o professor José Maria Pedrosa. “As Cantatas e o Espírito Lírico na Paixão e no Requiem” é o tema da conferência que se realiza esta sexta-feira, 23 de março, às 18h00, no Museu Alberto Sampaio.

O programa do III Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães contempla grandes coros, excelentes solistas e conjuntos instrumentais. Este é um acontecimento ímpar na cidade e na região, mais a mais porque, de certo modo, corresponde também da melhor forma ao espírito que se vive e se evoca na mística Semana Santa.

Vila Nova Online - FMRGuimarães 2018Nesta conferência serão apresentados e contextualizados os programas do Festival de Música Religiosa de Guimarães 2018, apresentados pelos artistas convidados, num amplo e diversificado registo de música sacra, entre os quais sobressaem obras cimeiras da música renascentista e barroca, bem como da música romântica e contemporânea, na continuidade do êxito alcançado nas edições anteriores. Entre todas as obras serão convenientemente destacadas duas Missas de Requiem: a Missa pro Defunctis, de Frei Manuel Cardoso e o Requiem à Memória de Camões, de Domingos Bomtempo.

Uma das novidades desta edição do FIMRG será a partilha da direção artística entre Elisabete Matos e Augusto Alvarez. José Maria Pedrosa Cardoso continua como responsável pelas notas ao programa e conferências do Festival.

O programa do Festival Internacional de Música Religiosa contempla os seguintes concertos, entre os dias 24 e 31 de março.

.

Programa:

Sábado, 24

16h30 | Festa Coral (Largo do Município)

21h30 | Quarteto de Cordas de Guimarães (Igreja da Nossa Srª da Oliveira)

Domingo, 25

21h30 | Jovens Cantores de Guimarães (Igreja de S. Francisco)

Segunda-feira, 26

21h30 | Cantatas de Vivaldi (Igreja da Misericórdia)

Terça-feira, 27

21h30 | Canticles de B. Britten (Paço dos Duques de Bragança)

Quarta-feira, 28

21h30 | Grupo Vocal Olisipo (Igreja de S. Domingos)

Quinta-feira, 29

21h30 | Coro Gaos de Galicia (Igreja de S. Pedro)

Sexta-feira, 30

15h01 | Via Dolorosa (Igreja Santo António dos Capuchos)

21h30 | Música para a Paixão (Igreja de S. Francisco)

Sábado, 31

21h30 | Requiem à Memória de Camões, de Domingos Bomtempo (Centro Cultural Vila Flor, grande auditório)

A Orquestra de Guimarães regressa ao palco do CCVF para interpretar o Requiem à Memória de Camões, de Domingos Bomtempo, num dos concertos mais aguardados deste Festival de Música Religiosa de Guimarães 2018.  Recorde-se que Bomtempo é, talvez, o mais proeminente músico português de todos os tempos, tendo chegado a ser equiparado a J. S. Bach.

Sob a direção do Maestro Rui Pinheiro, a Orquestra de Guimarães é um projeto cultural criado pela Câmara Municipal de Guimarães que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica.

.

.

Imagem de destaque: Cartaz do Festival de Música Religiosa de Guimaãres 2018 (divulgação)

.

.

Outras imagens: Domingos Bomtempo (retrato a óleo; pintor desconhecido; fotógrafo: José Pessoa; propriedade: DGPC; em MatrizPix).

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Comentários

  1. Pedro Costa
    Pedro Costa 23 Março, 2018, 18:41

    Boa tarde!
    Creio que a entrada é livre em quse todos os concertos, publicado muito barata, excepto no concerto de Bom tempo. Experimente contactar CCVF. A ligação é http://ccvf.pt.

Apenas utilizadores registados podem comentar.