Indústria | Ricardo Rocha: Grupo RNM centraliza operações em Landim, Famalicão

Indústria | Ricardo Rocha: Grupo RNM centraliza operações em Landim, Famalicão

A RNM – Produtos Químicos, SA., líder comercial na distribuição de produtos químicos, vai investir cerca de 15 milhões de euros em Vila Nova de Famalicão, na construção de novas instalações na freguesia de Landim, que vão permitir a concentração da atividade industrial e comercial da empresa e, assim, aumentar a sua eficiência e potencial de crescimento.

.

.

A apresentação pública do novo projeto da RNM  decorreu anteontem, 8 de março, nas atuais instalações da empresa, na freguesia da Carreira, no âmbito de mais uma jornada do Roteiro Pela Inovação de Vila Nova de Famalicão. Durante a manhã, o executivo municipal famalicense declarou o interesse público municipal do novo investimento da empresa através da sua classificação como Projeto 2IN, instrumento municipal de apoio ao desenvolvimento económico que tem em conta a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das populações. Através  deste, as empresas ficam “habilitadas à concessão de benefícios fiscais, benefícios de taxas municipais contratuais e acesso a um regime especial de procedimento administrativo”, conforme determina o regulamento municipal respetivo.

Landim passará a ser o coração do Grupo RNM. Nesta freguesia de Vila Nova de Famalicão estão a ser dados os primeiros passos para a construção de uma nova unidade industrial, num volume de investimento de 15 milhões de euros e estratégica. Esta nova unidade tem como objetivo potenciar a liderança nacional do grupo e solidificar o seu crescimento na Península Ibérica.  Com o recurso às novas instalações, a RNM passará a concentrar todas as suas atividades – industrial, comercial e de suporte – numa só unidade situada no concelho famalicense. A abertura está prevista para o final do corrente ano.

Ricardo Machado, CEO do grupo, afirmou entretanto que “as infraestruturas e recursos estarão focados nas melhores práticas” pelo que “este investimento terá repercussões em termos de impacto ambiental e da economia de escala” dos produtos e serviços da RNM. “A agregação de todos os processos numa só unidade permitir-nos-á manter uma oferta competitiva e mais sustentável a longo prazo.” Num compromisso com o futuro, o Grupo RNM apostará na modernização de equipamentos e processos para garantir políticas de sustentabilidade que respeitem três vetores: segurança, qualidade e ambiente.

Vila Nova Online | Indústria - RNM em LandimO Grupo RNM é líder de mercado na distribuição de produtos químicos, assegurando soluções integradas ao nível da comercialização, produção, logística e transporte para os mais diversos setores de atividade. De capital 100 por cento português, a empresa fechou o ano de 2017 com um volume de negócios consolidado de 135 milhões de euros que traduzem bem a dinâmica da gestão imprimida pelos seus acionistas e pelos seus 215 colaboradores que com uma média de idades inferior 40 anos constituem os recursos humanos das várias empresas do Grupo. Com o funcionamento da nova unidade, está também prevista a criação de 20 novos postos de trabalho.

Muito ligada ao setor têxtil na sua fase inicial de atividade, a empresa fez da crise do sector no final do Séc. XX uma oportunidade diversificando áreas de negócio que posicionaram a RNM entre os cinco maiores operadores de produtos químicos da Península Ibérica. O Grupo RNM dedica-se a soluções integradas ao nível da produção, distribuição, logística e transporte de produtos químicos. Assegura o desenvolvimento de diversas unidades de negócio, com um espectro de soluções transversais a todas as áreas industriais e movimenta cerca de 350.000 toneladas de produtos químicos por ano.

Por seu turno, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão declarou este investimento como de interesse público municipal, chancela que concede às empresas apoios ao nível da política fiscal e parafiscal, entre outros. Paulo Cunha, na visita que realizou à empresa disse que este é um “projeto de expansão meritório e que sinaliza a certeza de que a RNM vai continuar a crescer”, contribuindo para que Vila Nova de Famalicão “fortaleça a sua presença industrial e para que Portugal atinja um melhor saldo da balança comercial.”

.Im.

Imagem de destaque: Ricardo Rocha – conferência de imprensa de apresentação do novo investimento a realizar pelo Grupo RNM (novas instalações de centralização de operações em Landim) (Imagem: arquivo do Município de Famalicão).

.

Outras imagens: Arquivo do Município de Famalicão.

.

 

Pub

Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comentários

  1. Instant Online Loans
    Instant Online Loans 15 Maio, 2018, 00:07

    bad credit online payday loans need money fast i need money now [url=https://moneyfast.us.com]long term loans[/url]

Apenas utilizadores registados podem comentar.