21 a 23/ 3 | HARMOS Festival. Em Barcelos: Accendo Quartet, DeFormule e Marc Aurel Quartett

21 a 23/ 3 | HARMOS Festival. Em Barcelos: Accendo Quartet, DeFormule e Marc Aurel Quartett

Pub

Durante o mês de março, o Festival HARMOS marcará a agenda cultural da cidade. Os concertos, totalmente dedicados à música de câmara, decorrerão de 21 a 23  de março, no Salão Nobre do Município e no Teatro Gil Vicente.

.

.

O HARMOS Festival é um festival de música clássica com forte componente de contemporaneidade. O HARMOS é um conceito único em todo o espaço europeu, uma vez que congrega alunos de algumas das mais conceituadas escolas superiores de música do Mundo.

A edição de 2018 é já a 12ª. Tendo como objetivo atingir públicos diversificados, também no âmbito geográfico, realiza-se habitualmente com apresentações em diversas cidades. Festival descentralizado, totalmente dedicado à música de câmara, desta feita o HARMOS Festival decorrerá de 20 a 24 de março com concertos no norte do país, nomeadamente em Barcelos, Porto e Santa Maria da Feira. Recorde-se, no entanto, que em anos anteriores teve também apresentações em Braga e Vila Nova de Famalicão, por exemplo.

O HARMOS é ainda palco privilegiado para masterclasses, concertos comentados e para a promoção da criação e edição musical com a estreia mundial de novas obras comissariadas pela organização do festival. Tal como em anos anteriores, o confronto entre tradição e contemporaneidade confere uma identidade diferenciadora ao Festival HARMOS e fazem dele um motor cultural nos contextos em que marca presença. O HARMOS pretende ser sempre um projeto em devir, aberto e flexível às mudanças que o possam tornar ainda mais apelativo para os seus públicos, promovendo a música de câmara como um género excitante e muito próximo da audiência.
Com um percurso sólido e sustentado, tem sido reconhecido como um festival de referência, nacional e internacionalmente, e é apoiado por um conjunto importante de parceiros.

Este ano, em complementoaos concertos, o HARMOS apresentará uma conferência ICMuC 2018 – Música de Câmara no séc. XXI: novas perspectivas e desafios, que pretende estimular a discussão e a reflexão sobre a prática da música de câmara em contextos educacionais, a decorrer nos dias 21 e 22 de Março.

O HARMOS festival é organizado pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Politécnico do Porto, e conta com a colaboração de uma vasta rede de Instituições de Ensino Superior Artístico em todo o Mundo.

 

Programa para Barcelos:

21 de março: Accendo Quartet

Os Accendo Quartet são alunos da Guildhall School of Music and Drama, de Londres. Estes apresentarão um concerto comentado. O agrupamento de câmara é constituído por Juliette Roos- violino. Sabine Sergejeva – violino, Daniel Benn – viola e Alexander McFarlane – violoncelo.

.

22 de março: DeFormule

Trata-se de um quinteto de música de câmara holandês, constituído por alunos do Koninklijk Conservatorium (Conservatório Real) cujos programas musicais, combinam apresentações em locais inusitados com uma enorme paixão pela música e pelo seu encontro. Os elementos que constituem o quinteto são Rik Kuppen – piano, Coraline Groen – violino, Laura Lunansky – violino, Michiel Wittink – viola e Rogier Tamminga – violoncelo.

.

23 de março: Marc Aurel Quartett

O Quarteto de Marc Aurel, fundado na Universitatfur Musik und Darstellend Kunst Wien (Universidade de Música e Artes Cénicas de Viena) foi já premiado em diversas ocasiões na Áustria, Itália e Alemanha. Contudo, tem uma vida ainda muito recente. Este ensemble estreou-se apenas em 2017, na Musikverein de Viena, considerado uma das melhores salas de concertos mundiais.  O nome do quarteto tem origem nos nomes do Imperador Romano e do filósofo, com esse mesmo nome, que viveram diversos anos em Vindobona, atual Viena, capital austríaca.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail: [email protected] ou pelo telefone 253 809 694.

.

Programa completo:

Programa Completo RD_Harmos2018_Flyer_AF

Ligações:

HARMOS Festival

HARMOS Festival – facebook

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.