INAC na rota internacional da educação artística

INAC na rota internacional da educação artística

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Ao longo de cerca de um mês, Ezra Weill, o artista de circo canadiano que aprecia escalar cordas e brincar com chapéus, desenvolveu todo o processo de criação artística para a nova peça que levará à cena em diversos países durante o próximo verão. Ezra Weill terminou, na passada sexta-feira, 23, a sua residência artística nas instalações do INAC – Instituto Nacional de Artes Circenses, em Vila Nova de Famalicão.

vila nova onloine | inac - roteiro pela inocação . ezra weill , paulo cunhaEzra Weill iniciou-se nas artes circenses com o seu pai, quando este lhe ensinou os malabarismos. Depois disso, realizou shows de rua nos festivais locais de Seattle. Refinou as suas habilidades em diversas escolas circenses até que integrou a École Nationale de Cirque de Montréal, Ezra passou então a atuar no Canadá, Estados Unidos, Europa e América do Sul.

Inspirado pela sua paixão pelo malabarismo, movimento e colaboração criativa, bem como pela música, Ezra Weill combina a manipulação do trabalho com os seus chapéus com cordas aéreas, de modo a assim criar performances originais.

“Estas residências artísticas funcionam, acima de tudo, como um espaço de partilha entre artistas, mas também são uma forma de intercâmbio com os artistas a darem aulas aos nossos alunos e a participarem do trabalho que estamos a desenvolver”, referiu Bruno Machado, diretor do INAC.

As residências artísticas são apenas uma das múltiplas facetas do trabalho desenvolvido pelo INAC. Este tem por primeira missão a formação de novos artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação das novas estéticas.

Vila NOva Online | INAC

‘O circo saiu das tendas e veio para a escola’

A dinâmica que a escola de circo tem trazido ao concelho de Vila Nova de Famalicão nos últimos meses, acolhendo não só artistas de circo internacionais para a realização das mencionadas residências artísticas, mas também alunos de vários países do mundo, justificou a visita que o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, realizou à instituição na passada sexta-feira, incluindo-a no Roteiro pela Inovação.

A única escola de circo contemporâneo do norte do país conta, atualmente, com um corpo docente com formação específica em artes circenses. Neste momento, o Curso Profissional de Circo do INAC possui uma duração de dois anos e tem uma carga horária de oito horas por dia. A escola é frequentada por cerca de 30 alunos oriundos de diversos países, tais como: Espanha, França, Costa Rica, Finlândia e Colômbia, entre outros. Em 2018 sairão da Escola os primeiros artistas de circo formados. Alguns dentre eles prosseguirão estudos superiores, enquanto outros irão ingressar no mercado de trabalho como trapezistas, acrobatas, malabaristas ou contorcionistas, por exemplo. As inscrições para o próximo ano letivo deste curso profissional já estão abertas. As provas de acesso decorrem em maio. Nessa altura, serão realizadas as audições para os potenciais candidatos darem a conhecer as suas potencialidades e interesse em frequentar o respetivo curso.

“O circo saiu das tendas e veio para a escola”, explicou Bruno Machado, salientando que “tem havido um crescimento do circo contemporâneo; aliamos a técnica com o trabalho artístico e o trabalho de criação e pesquisa”.

INAC quer ser escola de ensino profissional certificada

Vila NOva Online | INAC logoPara além do Curso Profissional de Circo e das residências artísticas, o INAC desenvolve ainda outras vertentes, nomeadamente para quem quer ter aulas regulares de circo (para todas as idades, desde os 3 anos). Em colaboração com a autarquia famalicense tem vindo a incrementar o projeto de inclusão social “Um por Todos”, trabalho que se realiza com pessoas portadoras de multideficiência do concelho.

O projeto INAC integra, além das já referidas, uma plataforma artística dirigida pela companhia “Um por Um” que se dedica à criação artística, servindo também de suporte para os alunos que terminam o seu percurso formativo e não têm capacidade para criar a sua própria companhia.

Para breve, o INAC pretende também iniciar um curso com formação de nível 4, com equivalência aos 10.º, 11.º e 12.º anos. A escola está ainda a implementar o processo europeu de certificação. Assim, dentro em breve receberá a visita da Federação das Escolas de Circo com o intuito de garantir a certificação dos seus alunos.

Da Maia para Famalicão

O INAC surgiu, em 2015, na Maia, da necessidade de formar artistas e criar o seu próprio espaço em Portugal, mas foi em Famalicão que encontrou o terreno fértil para germinar. “Tínhamos a ambição de vir para Famalicão porque existe aqui um centro culturalmente muito forte e em crescimento, com escolas de teatro, como o ACE, e de música, como a Artave. Como trabalhamos todas as áreas cénicas e performativas, faz todo o sentido trabalhar com estes parceiros”, explicou Bruno Machado.

Vila NOva Online | Inac - Roteiro pela IinovaçãoNa deslocação efetuada à escola de formação circense, incluída no Roteiro pela Inovação, na companhia, entre outros, de Leonel Rocha, Vereador da Cultura, e Adelino Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, na ocasião, o edil famalicense, Paulo Cunha, referiu que “Vila Nova de Famalicão entrou, definitivamente, na rota internacional da criação da arte circense; e isso deve-se ao trabalho que está a ser desenvolvido aqui no INAC”.

Elogiando o trabalho ali desenvolvido, acrescentou que este é “um projeto diferente e diferenciador, que rompe com uma visão clássica da arte circense, colocando-a no contexto contemporâneo”.

“Queremos potenciar todos os eventos e manifestações culturais não só na ótica recreativa e formativa, mas também na ótica profissional”, salientou Paulo Cunha, reforçando a convicção de que o conceito de indústria criativa não está ligado só ao que é clássico e convencional. “A Cultura há-se ser cada vez mais uma ferramenta ao serviço da criação de riqueza, de produtividade e da empregabilidade.”

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Pedro Costa

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